Facilitar a comunicação entre as diversas categorias de trabalhadores do Estado. Com essa intenção, a Secretaria do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte do Estado (Setre) lançou nesta sexta-feira (13) a 6ª edição do Catálogo de Entidades Sindicais da Bahia. O evento, realizado no prédio do órgão, no Centro Administrativo, contou com a presença de muitos servidores e representantes sindicais, e fez parte da programação da Sexta Temática.

Além do lançamento do catálogo, o encontro discutiu o tema ‘Valorização do Trabalho: Avanços e Limites’, tendo como palestrantes, o secretário do Trabalho, Nilton Vasconcelos, e o professor da Universidade Federal da Bahia (Ufba), Renildo Souza.

Vasconcelos destacou algumas evoluções alcançadas nos últimos anos no País. “No cenário do emprego formal, somente no governo Lula houve um aumento de cerca de 15 milhões no número de trabalhadores, o que representa um incremento de cerca de 50%, já que antes tínhamos aproximadamente 30 milhões”.

Do debate após a palestra participaram o diretor-presidente da Federação dos Empregados no Comércio de Bens e Serviços do Estado da Bahia (Fecombase), Márcio Fatel, o presidente da Central Geral dos Trabalhadores do Brasil (CGTB), Marcos Rogério, o presidente da seção Bahia da Central dos Trabalhadores e Trabalhadoras do Brasil (CTB-BA), Adilson Araújo, o presidente da Nova Central Sindical de Trabalhadores (NCST-BA), José Félix Ramos, o vice-presidente da Força Sindical, Nilson Bahia, e o presidente da Federação das Associações das Microempresas e Empresas de Pequeno Porte do Estado da Bahia (Femicro/BA), Moacir Vidal.

A publicação
Com tiragem de três mil exemplares, o catálogo traz endereço, telefone e e-mail de confederações, federações, sindicatos e órgãos da Bahia, que receberão gratuitamente alguns exemplares. A publicação é dividida em setores da economia – agricultura, serviço público, indústria, autônomos, comércio e serviços -, além de uma listagem de algumas instituições parceiras das entidades sindicais e dos trabalhadores.