Estão abertas, até sexta-feira (12), em 37 municípios pertencentes à Rede Sinebahia, um total de 1.606 vagas gratuitas vinculadas ao Plano Territorial de Qualificação – PLANTEQ BAHIA. O programa integra o Plano Nacional de Qualificação (PNQ), implementado pelo Ministério do Trabalho e Emprego (MTE) e executado na Bahia pelo Governo do Estado – através da Secretaria do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte (Setre).

A ação tem como objetivo qualificar trabalhadoras e trabalhadores desempregados, com prioridade para aqueles que estejam em situação de maior vulnerabilidade econômica e social. Jovens, pessoas com mais de 40 anos, afrodescendentes, indiodescendentes e pessoas com deficiência (PcD) são o foco principal do programa, o que aproxima a concepção do Planteq às diretrizes de inclusão e igualdade propostas pela Agenda Bahia do Trabalho Decente.

A Setre, através de suas coordenações de qualificação e do Sinebahia, tem atuado não apenas na capacitação profissional – caso dos programas Trilha, Juventude Cidadã, Qualifica Bahia, Próximo Passo e Projovem Trabalhador, mas também na intermediação dos trabalhadores beneficiados por essas ações. O objetivo principal das políticas públicas voltadas ao emprego desenvolvidas no estado tem sido justamente fortalecer a qualificação profissional para aumentar as possibilidades de inserção dos trabalhadores no mercado.

Inscrições

Local: Unidades do Sinebahia em cada um dos 37 municípios. Confira a relação de cursos e cidades.

Documentação: RG, CPF, NIS, CTPS, comprovantes de residência e escolaridade.

Público prioritário: maiores de idade desempregados, pessoas com mais de 40 anos, jovens, afrodescendentes, indiodescendes e pessoas com deficiência (em municípios específicos).

Carga horária: 200 horas, divididas em dois módulos. Geral (40 horas/aula de cidadania e orientação profissional) e Específico (160 horas/aula divididas entre teoria e prática).