O Gás Natural Veicular (GNV) é um combustível alternativo para veículos. Para a inclusão ou retirada deste equipamento, é necessário que o proprietário do veículo compareça ao Detran e solicite a autorização.

De acordo com o perito Domingos Lemos, “o proprietário se dirige ao órgão de trânsito portando os documentos do veículo para solicitação da autorização para o GNV (inclusão ou retirada)”. Em seguida, o veículo será encaminhado ao Inmetro para realização de inspeção de segurança veicular em função do equipamento ali instalado (cilindro e retentor). Feito isso, retorna ao Detran para a regularização do veículo e dos documentos.

Outra alteração de característica que os condutores podem realizar é a mudança da cor. Neste caso, o proprietário comparece ao Detran, solicita o requerimento para a mudança de cor e realiza o serviço numa oficina de sua confiança. “Uma vez o veículo na cor secundária, o proprietário retorna ao Detran com o veículo, o documento de transferência (DUT) e os documentos pessoais para a regularização do veículo e também dos documentos. Vale lembrar que os veículos que fizerem a mudança de cor sem a solicitação do órgão também devem comparecer para regularizar”, conclui Lemos.

Para realizar o serviço, que custa R$ 34,00 (cada), é necessário se dirigir à Coordenação de Vistoria e Emplacamento localizada na sede do órgão, na Avenida Antônio Carlos Magalhães ou Ciretrans. Mais informações podem ser obtidas no call center pelo telefone: (71) 3535-0888 ou no setor de vistoria e perícia de veículos pelos telefones: (71) 3116 – 2266 / 3116 – 2264.