No dia 20 de julho deste ano, mais um novo voo internacional sairá de Salvador com destino à Europa numa aerovane da empresa Blue Panorama, com 250 assentos. Desta vez, a rota será Milão/Porto Seguro/Salvador, com frequência semanal, às quartas-feiras, até abril de 2012.

O diretor do La Torre Resort, Luigi Rotunno, aposta no voo, com a expectativa de que estejam sempre lotados. Seu otimismo se baseia na taxa de ocupação hoteleira (100%) registrada na última temporada do verão. O responsável pela operadora AxeBrasil, na Itália, Américo Risotto, disse que os italianos se encantam com as praias, a história e a natureza da Bahia.

“Queremos mantê-los por 15 dias na Bahia, fazendo roteiros na Costa do Descobrimento (Porto Seguro), na Costa do Cacau (Ilhéus, Itacaré), na Costa do Dendê (Morro de São Paulo) e na Chapada Diamantina. Eles se deslumbram com a paisagem e principalmente com a hospitalidade deste povo”, afirma Risotto.

Segundo o secretário de Turismo, Domingos Leonelli, o objetivo do governo é dar sustentabilidade a este voo, com a promoção institucional porque a Itália representa o terceiro maior emissor de turistas para a Bahia. Ele sugere que as agências de viagem potencializassem os viajantes como agentes do turismo.

De acordo o Cônsul Honorário da Itália, Giovanni Pisanu, a Bahia possui 14 mil italianos registrados e o voo ajudará a mobilizá-los a incentivar os parentes a visitar mais a Bahia, principalmente a região de Porto Seguro. O superintendente da Infraero, Afrânio Mar, garantiu que estão sendo feitas obras de requalificação do embarque/desembarque internacional, com a criação de novos pátios para receber aeronaves com capacidade para 800 passageiros como a A380, com destino aos Emirados Árabes.

No dia 26 de maio, a diretora de Relações Internacionais da Bahiatursa, Rosana França, estará na Itália para, junto com o lançamento do voo no país, realizar uma capacitação com agentes de viagem, operadores e jornalistas sobre o destino Bahia, que já possui possui voos diretos para Miami, Porto, Lisboa, Buenos Aires, Frankfurt e Milão.