A primeira etapa da urbanização de Imbassaí, localidade do município de Mata de São João, foi entregue nesta sexta-feira (6) pelo governador Jaques Wagner, acompanhado do ministro do Turismo, Pedro Novais. Orçado em R$ 13 milhões provenientes do Programa de Desenvolvimento do Turismo no Nordeste (Prodetur II), incluindo contrapartida do Estado, o projeto é executado pela Companhia de Desenvolvimento Urbano do Estado da Bahia (Conder), numa iniciativa da Secretaria do Turismo do Estado da Bahia (Setur), em parceria com a Prefeitura de Mata de São João.

Nesta etapa foram investidos R$ 9,7 milhões na implantação da pavimentação de ruas, iluminação e drenagem, possibilitando o deslocamento mais seguro dos moradores e facilitando o acesso dos visitantes. O projeto também contemplou a construção de equipamentos comunitários como praças, ponte e ciclovia, e prevê a complementação do esgotamento sanitário no distrito, que deve estar concluído em dezembro.

“Antes aqui tinha muita lama, o turista vinha, gostava, mas não voltava por causa do acesso. Agora, ele pode chegar e ir embora a hora que quiser”, diz o morador Edvaldo Alves, 43 anos. A cozinheira Celina dos Santos também aprovou. “Antes, quando a maré estava cheia, a gente tinha que atravessar o rio a nado. Agora temos uma ponte. Também tem mais turista e mais trabalho para todo mundo”.

O empresário Alexandre Pedreira, proprietário de um hotel e de outros negócios, afirma que bastou ser feito o acesso à região para aumentar a ocupação da rede hoteleira. “Aqui, quando chovia, era lama. Quando estava seco, eram poeira e buraco”. Ele diz também que as obras foram discutidas em audiências públicas e atendem aos interesses de empresários e moradores.

Segundo o secretário do Turismo, Domingos Leonelli, Imbassaí vai receber também dois equipamentos importantes para o trade turístico, que já estão licitados e com recursos garantidos. O primeiro é um Centro de Atendimento ao Turista, no valor de R$ 2 milhões e composto por uma unidade do Samu 192, um posto da Polícia Militar e um heliponto. O segundo é um Centro de Capacitação Profissional. Atualmente, a localidade dispõe de cerca de 1,6 mil leitos. “Nós vamos ter um conjunto de obras aqui que requalificam o Litoral Norte”.

Investimento na Bahia ultrapassa R$ 200 milhões

O ministro Pedro Novais afirmou que os investimentos do Ministério do Turismo no estado ultrapassam os R$ 200 milhões. “A Bahia se destaca não só pela operacionalidade dos seus dirigentes, mas pelos seus cinco destinos indutores de turismo que são prioridades do ministério. Nós temos interesse especial na Bahia”.

Para o governador Jaques Wagner, é necessário que a atividade turística se integre à economia local. De acordo com ele, as pessoas que atendem o turista devem morar na localidade, e os produtos adquiridos por hotéis sejam do entorno. “É importante a qualificação profissional e empresarial para que a gente possa aproveitar a cadeia produtiva”.

Publicada às 12h
Atualizada às 17h45