A Bahia está adiantada no processo de captação de US$ 86 milhões para investimento na área de turismo da região da Baía de Todos-os-Santos (BTS), que serão disponibilizados com a inclusão do estado no Programa Nacional de Desenvolvimento do Turismo (Prodetur Nacional). Para isso, uma missão de identificação do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) veio assistir, na manhã desta segunda-feira (16), no Centro de Convenções, a apresentação feita pela Secretaria Estadual do Turismo (Setur) sobre o plano de investimento que vai beneficiar mais de 3,4 milhões de habitantes em 18 municípios do entorno da BTS.

Do total dos recursos, 60% provêm do BID, 30% do Ministério do Turismo e 10% de contrapartida do Estado. A iniciativa vai priorizar os segmentos náutico e cultural com ações como implantação de infraestrutura e qualificação profissional e empresarial, bem como a formatação de novos roteiros, produtos turísticos e inclusão produtiva da população residente.

O secretário da Produção e do Desenvolvimento do Ministério do Turismo, Colbert Martins Filho, declarou que alguns estados estão adiantados no processo para a captação desse investimento. “A Bahia é um deles e queremos assinar o contrato com o BID até dezembro”. Para ele, a apresentação do secretário do Turismo, Domingos Leonelli, mostra um grande entendimento de que o desenvolvimento da Baía de Todos-os-Santos é extremamente estratégico. “A Bahia já vem do Prodetur I e II e agora estamos no Prodetur Nacional. Entendemos que é um grande investimento para o estado e para o Brasil”, disse Martins.

Comprometimento

O governador em exercício, Otto Alencar, afirmou que a apresentação expôs o que o estado precisa para desenvolver o entorno da Baía de Todos-os-Santos. “O Governo do Estado está comprometido com isso, investindo recursos próprios. A nossa Secretaria de Infraestrutura está desenvolvendo projetos, inclusive o do terminal turístico da Cidade Baixa está sendo feito pelo Derba, e esperamos começar logo”.

Segundo Leonelli, o Estado já obteve a admissibilidade do projeto. “Agora, teremos a aprovação da nossa proposta, demonstrando a viabilidade econômica, social e estrutural, e então vamos obter a autorização para fazer o contrato de financiamento para as intervenções físicas e de qualificação”.

Ele explicou que a proposta apresentada para o BID contempla os três eixos estratégicos: Inovação, com a transformação da Baía de Todos-os-Santos em um grande produto turístico; Qualidade, com a qualificação econômica e social das populações e do empresariado local, e Integração Econômica e Regional, com a recuperação das vias de interligação dos municípios e a implantação de bases de aluguel de barcos de passeio, marinas, modernização de atracadouros. “Esse conjunto de intervenções vai possibilitar que o turismo náutico seja realmente uma fonte de renda para o nosso povo”.

Além dos técnicos do BID, o evento contou com a presença de representantes das prefeituras que fazem parte da Zona Turística Baía de Todos-os-Santos, trade e câmaras técnicas.