O Governo do Estado revisará as especificações técnicas de mais de 50% da lista de materiais contratados pela máquina pública até o final do ano. Composto por aproximadamente 22 mil itens de uso comum, o catálogo envolve desde mobiliário, materiais de escritório, alimentos, material de limpeza, dentre outros.

A intenção do Projeto de Revisão do Catálogo é padronizar os itens a serem adquiridos pelos os órgãos públicos, de acordo com a nova política estadual de qualificação do gasto público, instituída dentro do Programa Compromisso Bahia.

Com a nova adequação, espera-se a revisão de aproximadamente 11 mil produtos, que serão disponibilizados para aquisição pelos órgãos públicos com apenas um tipo de especificação técnica para cada produto. Pelo novo padrão, haverá apenas um tipo de caneta preta a ser adotada em todo o Estado, sendo suprimidos itens duplicados ou com especificações semelhantes.

O mesmo se aplica a outros materiais como blocos de papel de uso administrativo, antes personalizados para cada secretaria. Agora, serão fabricados com as mesmas características para todos os órgãos estaduais.

Como consequência do projeto, é a inserção dos itens padronizados no Sistema de Registro de Preços (modalidade de contrato) que efetua compra de acordo com a demanda de cada secretaria ou órgão público. Com essa mudança, será mais fácil planejar as compras estaduais, prazos e quantidades. Espera-se uma padronização dos pedidos e a redução do consumo de produtos pela máquina pública, ao final da revisão.