Facilitar a participação da comunidade nas discussões sobre a cadeia do biodiesel e a problemática que envolve a produção de alimentos. Com esse propósito, o Governo do Estado da Bahia, por meio da Secretaria de Ciência Tecnologia e Inovação (Secti), realiza, desta segunda a quarta-feira (20 a 22), no município de Irecê, o Programa de Capacitação na Cadeia Produtiva de Biodiesel.

O evento é promovido na sede do Sindicato dos Empregados do Comércio de Irecê em parceria com o Grupo de Investigação Desenvolvimento e Inovações Analíticas (Idéia), a Universidade Federal da Bahia (Ufba), o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia (Ifba), o Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA), a Angência Nacional do Petróleo (ANP) e a prefeitura de Irecê.

Professores, profissionais de cooperativas e representantes de diversos órgãos públicos participam do ciclo de palestras que, nesta segunda-feira, esteve à cargo da diretora de Fortalecimento Tecnológico da Secti, Telma Andrade, e do professor Juliano Lopes. Entre outras abordagens, eles destacaram a trajetória do biodiesel na Bahia e as diretrizes futuras, além da valorização da produção de mamona na agricultura familiar.

De 2007 para 2008, a produção do grão cresceu 27,70%, inserindo a agricultura familiar na cadeia do biodiesel, aumentando a sustentabilidade e a distribuição de renda, com respeito e realce da capacidade de autodepuração dos sistemas naturais. Também houve valorização da produção, nos últimos seis anos (de 2004 para 2010), com um aumento de 133,04 no preço da saca pago ao agricultor.