Menos de dois meses depois da assinatura com o governo da Bahia, em Pequim, de protocolo de intenções para construir um complexo industrial no estado, no município de Barreiras, o presidente da Chongqing Dragonfly Oil, Hu Junlie, e o governador da província de Chongqing, Huang Qi Fan, juntamente com o secretário estadual da Agricultura, Eduardo Salles, representando o governador Jaques Wagner, e a prefeita Jusmari Oliveira, lançaram na tarde de domingo (5) a pedra fundamental da indústria Universo Verde, braço da empresa chinesa no Brasil.

O investimento nesta indústria é de R$ 300 milhões, mas o pensamento do grupo é investir até R$ 4 bilhões na Bahia. A esmagadora de soja, segundo Qi Fan, é apenas o primeiro investimento do grupo na Bahia. Ele anunciou que “este estado tem grande produção de algodão e vamos implantar uma indústria têxtil em Barreiras”.

O governador de Chongqing disse ainda que o grupo tem interesse de investir na área de mineração, citando a produção baiana de ferro. “Este local (a Bahia) tem as melhores condições de trabalho. Decidimos investir aqui porque sentimos segurança no governo do Estado e de Barreiras”, afirmou Hu Junlie, acrescentando que “a China tem o que a Bahia precisa, e a Bahia tem o que a China necessita”, fazendo referência à experiência das indústrias chinesas e à capacidade da Bahia de produzir alimentos com qualidade e regularidade.

Além de Salles, participaram do evento o superintendente de atração de investimentos da Seagri, Jairo Vaz, o chefe de gabinete da Secretaria da Indústria, Comércio e Mineração, Luiz Gonzaga, o superintendente da SICM, Albert Hartmann, e a assessora internacional do governo da Bahia, Cristiane Gouveia.

A nova indústria vai esmagar 1,5 milhão de toneladas de soja por ano – quase metade da produção anual do estado, que na safra 2010/2011 alcançou a marca de 3,6 milhões de toneladas.

Salles informou que outras processadoras de soja podem se instalar na Bahia, sem o risco de faltar o grão. Ele explicou que na região chamada Mapito (Maranhão, Piauí e Tocantins), a produção de soja na última safra foi superior a 3,7 milhões de toneladas, que, somadas à safra baiana, chega a mais de 7,3 milhões de toneladas, produção que pode ser dobrada.

Mais empregos para a região

A indústria será construída em uma área de 100 hectares, às margens da BR-242, entre Barreiras e Luís Eduardo Magalhães, disponibilizada pela prefeitura de Barreiras. A estimativa é que inicialmente sejam gerados 300 empregos diretos, número que na fase final do projeto deve passar de mil. Os empregos indiretos devem chegar à casa de sete mil.

Segundo o presidente do grupo chinês, o projeto contempla o beneficiamento de alimentos, armazenagem de grãos e logística. “Vamos construir um polo industrial com capacidade inicial de esmagar 1,5 milhão de toneladas de soja, refinar 300 mil toneladas de óleo e armazenar 400 mil toneladas de grãos”. Ele disse que o grupo vai investir também numa fábrica de fertilizantes e num porto seco, para armazenamento de grãos e integração com a rede de escoamento.