A 22ª edição da Feira Nacional da Agricultura Irrigada (Fenagri), maior feira de fruticultura irrigada da América Latina, que será realizada entre os dias 27 e 30 de julho, em Juazeiro, será lançada nesta segunda-feira (13), às 15h, na Fundação Luís Eduardo Magalhães (Flem), no Centro Administrativo da Bahia.

O evento deverá reunir empresários, produtores rurais, técnicos, pesquisadores, exportadores, importadores e representantes de entidades públicas e privadas.

A previsão dos organizadores é de que a Fenagri seja um marco para a fruticultura do Vale do São Francisco, constituindo-se no ponto de partida para o início de uma nova imigração de italianos e migração de gaúchos para a Bahia.

Uma delegação de gaúchos e de italianos, empresários e produtores da região de Bento Gonçalves, no Rio Grande do Sul, foi convidada pelas secretarias da Agricultura, Irrigação e Reforma Agrária do Estado (Seagri) e do Planejamento, Desenvolvimento Econômico e Turismo de Juazeiro a participar do evento para conhecer o potencial do Vale e as oportunidades de negócios. Entre os gaúchos estão os diretores da Cooperativa Aurora, maior entidade do gênero no Brasil, com 2.700 produtores cooperados.

Os campus da Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf) e da Universidade do Estado da Bahia (Uneb), em Juazeiro, vão sediar o evento, que é organizado pela prefeitura local, com apoio do Governo do Estado e da Associação Comercial, Industrial e Agrícola de Juazeiro (Aciaj).