Considerada a maior festa agropecuária da região sudoeste da Bahia, a Exposição de Guanambi teve a sua 24ª edição aberta oficialmente, na quinta-feira (2) à noite, no Parque Gersino Coelho, pelo ministro da Agricultura, Wagner Rossi, acompanhado do vice-governador do Estado, Otto Alencar. O evento prossegue até o próximo domingo (5). Na ocasião, o ministro ressaltou o incentivo dado pelos governos federal e estadual para o uso da tecnologia na agricultura familiar voltada à produção do leite.

Segundo o secretário Agricultura, Eduardo Salles, a Bahia tem o 3º maior rebanho leiteiro do País, mas ocupa a 23ª posição no ranking de produtividade do leite. Mudar a realidade do produtor rural tem sido uma das prioridades do Governo do Estado, que vem empenhando esforços, dentro do projeto de inclusão produtiva do leite, para aumentar a produção, melhorando a renda do produtor.

Nesta sexta-feira (3), um convênio foi assinado com a Cooperativa Agropecuária de Guanambi (Coopag) para aquisição de dois tanques de resfriamento de leite, próprio para o armazenamento. “Tenho certeza que essa região será uma das maiores bacias leiteiras do Brasil. É por isso que estamos incentivando este setor”, ressaltou o secretário. Ele também destacou o potencial de irrigação do Vale do Iuiú, que tem um dos solos mais férteis do mundo e valorizou a aproximação com o Rio São Francisco.