A Associação dos Produtores de Cana de Barra prevê que, em pouco tempo, o município de Barra, localizado no Território de Identidade Velho Chico, inicie a exportação de açúcar orgânico, cachaça, rapadura e doces para países europeus. Foi o que disse ao secretário da Agricultura do Estado, Eduardo Salles, nesta quinta-feira (16), o presidente da entidade, Nelson Lima de Meira, durante visita às instalações da unidade de beneficiamento de cana de açúcar e derivados (açúcar mascavo, melado, cachaça, rapadura e doces) em construção na localidade de Brejo da Cachoeira.

A região possui 30 brejos de águas límpidas, e toda produção de cana é orgânica, protegendo e conservando o meio ambiente. “O que está sendo feito aqui é fantástico e vai garantir a sustentabilidade dos filhos e dos netos dos 18 mil brejeiros que vivem nesta região”, disse Salles, anunciando a elaboração de um plano piloto para estruturar a cadeia produtiva da cana de açúcar. Um das metas é a agroindustrialização.

O secretário estava acompanhado do prefeito de Barra, Artur Filho, de diretores, superintendentes e presidentes de autarquias da Seagri. Ele disse que a unidade de beneficiamento de cana de açúcar e derivados de Brejo da Cachoeira será a primeira de uma série de cinco ou mais que deverão ser construídas no município, que tem três mil hectares plantados com cana, produzindo 35 toneladas por hectare/ano.

A atividade conta com 1.500 produtores e envolve diretamente nove mil famílias. No município estão instalados 1.209 alambiques, produzindo cachaça de boa qualidade, mas que enfrentam problemas de comercialização. Esta é uma das questões que será solucionada com a elaboração do projeto piloto e da estruturação da cadeia.

Além da assistência técnica garantida pela Empresa Baiana de Desenvolvimento Agrícola (EBDA), o Sebrae será convidado a participar das ações, capacitando e orientando os produtores em questões como rotulagem e apresentação dos produtos para exportação e comercialização interna.

A unidade de beneficiamento de cana de açúcar e derivados, orçada em R$ 338 mil, está sendo construída com recursos do município de Barra e do Governo do Estado, por meio de convênio com a Seagri/EBDA. A previsão é de ser inaugurada no próximo semestre – os equipamentos e móveis já foram licitados.

A visita às instalações da unidade de beneficiamento fez parte de programação do Projeto Seagri Itinerante realizado em Barra, na quarta e quinta-feira, quando foram debatidos os problemas e soluções para as cadeias produtivas da apicultura, piscicultura, cana de açúcar, biocombustível, pecuária de leite e de corte, fruticultura e ovinocaprinocultura com os seus representantes e os secretários de Agricultura dos municípios do Território de Identidade Velho Chico.

Festival de tilápia
Como parte da programação da festa em comemoração aos 138 do município de Barra, a Cooperativa dos Piscicultores e Pescadores do município realiza, desta quinta a quarta-feira (16 a 22), o I Festival de Tilápia de Barra. De acordo com o presidente da entidade, João Batista, a região produz seis mil quilos/mês do peixe, que abastece o mercado local processados em filé e em posta. A cooperativa tem entre seus 25 cooperados, 13 piscicultores e 12 pescadores.