Promover troca de informações e de experiências para o fortalecimento da Defesa Sanitária Vegetal no Estado. Este é o objetivo do 2º Encontro de Fiscais Estaduais Agropecuários da Agência de Defesa Agropecuária da Bahia (Adab), que acontecerá em Valença, desta segunda a sexta-feira (13 a 17). O evento reunirá os engenheiros agrônomos que trabalham em campo, em diversos municípios baianos, nos programas de defesa sanitária vegetal da agência.

A programação será aberta pelo diretor do Departamento de Sanidade Vegetal do Ministério da Agricultura (Mapa), Cosam Coutinho, que falará sobre o ‘Sistema de Defesa Vegetal do Brasil’. O tema ‘Ética profissional’ será abordado pelo superintendente do Conselho Regional de Engenharia, Arquitetura e Agronomia da Bahia (Crea-BA), Eduardo Rode.

No segundo dia do encontro estarão em pauta o Plano Nacional de Controle de Resíduos e Contaminantes em Produtos de Origem Vegetal e a Rede Nacional de Laboratórios Agropecuários no Monitoramento de Resíduos de Agrotóxicos em Alimentos. Já no terceiro dia, os participantes receberão informações referentes ao Registro de Agrotóxicos para Culturas com Suporte Fitossanitário Insuficiente.

A uniformização de procedimentos para a fiscalização de agrotóxicos voltada à lavratura de auto de infrações e os ritos processuais também serão discutidos. Encerrando a programação, no dia 17, os agrônomos terão acesso a informações sobre o Sistema de Integração Agropecuária (Siapec).