Em cumprimento de medida socioeducativa há um ano e meio, na Fundação da Criança e do Adolescente (Fundac), Rodrigo (nome fictício) não deixa de planejar e acreditar em um futuro melhor. Graças ao seu esforço e dedicação e ao acompanhamento feito pela instituição, ele acaba de ser aprovado para o curso de impressão offset plana, ministrado pelo Senai.

Na Case Salvador, unidade onde cumpre a medida, Rodrigo não deixou de estudar e já está cursando o último ano do ensino médio. No final de 2010, ele deu a primeira demonstração da sua capacidade e interesse em mudar o seu destino. Foi aprovado no Enem, alcançando a pontuação necessária para o curso de direito. A coordenação pedagógica da unidade aguarda as inscrições para o Pronasci – previstas para agosto – para a inclusão do garoto no programa.

Com a inscrição no Pronasci, Rodrigo poderá participar de qualquer vestibular em universidades públicas ou privadas. “Quero fazer educação física”, afirmou, com um sorriso. E completou: “Espero que com essas conquistas (Enem e Senai) eu possa partir para o mercado de trabalho de cabeça erguida, esquecer o passado e conseguir uma vida melhor. Todos nós podemos vencer, só depende de nós”.

Dentro da unidade, Rodrigo também fez os cursos profissionalizantes de panificação e informática, ambos com certificado. Atualmente, faz artesanato e é estagiário da oficina de informática.

Segundo a coordenadora pedagógica e de atenção integral da Case Salvador, Patrícia Alves, o desempenho de Rodrigo nas seleções é um exemplo bem-sucedido da parceria entre família e atendimento socioeducativo. “Esses adolescentes precisam acreditar no próprio potencial e nós do sistema socioeducativo e a família temos um papel fundamental para o recomeço e sucesso desses jovens fora daqui”.

Para a diretora-geral da Fundac, Ariselma Pereira, acompanhar, identificar e valorizar as potencialidades dos adolescentes em cumprimento de medidas socioeducativas, reinserindo-os na sociedade através de oportunidades, traduzem a importância e a eficácia social do atendimento socioeducativo.