A importância da capacitação para o trabalho voltado à reinserção social de detentos das unidades prisionais do estado foi destacada, nesta segunda-feira (20), durante solenidade de entrega de certificados a 35 internos atendidos pelo programa Próximo Passo, de qualificação profissional a beneficiários do Programa Bolsa Família. Na abertura do evento, realizado no auditório do Tribunal de Justiça da Bahia, houve apresentação do coral da instituição.

O programa é uma parceria entre os governos federal e da Bahia, por meio da Secretaria do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte (Setre), com parcerias das secretarias de Administração Penitenciária e Ressocialização (Seap) e da Justiça, Cidadania e Direitos Humanos (SCDJH), o TJBA e o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai).

O secretário de Administração Penitenciária e Ressocialização, Nestor Duarte, que representou o governador Jaques Wagner na solenidade, destacou o acolhimento que tem recebido de todas as esferas, privada e pública, no processo de mudança no sistema prisional do estado, sobretudo, de ressocialização dos internos.

”Este é um programa importante e faz parte do desafio de requalificar as unidades prisionais e a ressocialização, que demonstra uma vontade política do governo de reinserir estes homens e mulheres ao convívio social, com dignidade, altivez e respeito”, afirmou Duarte. Para o diretor de Reintegração Social da Seap, Hari Brust, são as parcerias realizadas que vão garantir as medidas para o novo momento da administração prisional do estado, com vistas à ressoacialização.

A superintendente de Desenvolvimento Social da Setre, Maria Tereza Andrade, ressaltou que a quebra de estigmas e preconceitos é dever de toda a sociedade. “Vocês são a prova de que com políticas públicas eficazes é possível mudar, e o próximo passo é a reinserção no mercado de trabalho”.

O secretário da Justiça, Almiro Sena, enfatizou a importância da criação da Seap e do trabalho em conjunto para realizar as mudanças sociais. Também presente ao evento, o secretário para Assuntos da Copa do Mundo, Ney Campello, destacou a importância da mão de obra especializada para o setor da construção civil, em franco desenvolvimento no estado, e da estruturação voltada à realização do evento esportivo em 2014.

Homenagens
Os 35 educandos participaram de 200 horas de aula sobre diversos cursos da área de construção civil como pedreiro, pintor e encanador. As aulas foram promovidas pelo Senai, cujos professores foram homenageados pelo representante dos formandos, Loreto Santos da Silva. “Este curso abre portas para nossas vidas. Tivemos todo o apoio e incentivo, e hoje sentimos confiança de que podemos voltar como pessoas melhores para a sociedade".

Familiares dos educandos também compareceram à solenidade, a exemplo de Rita Batista, que foi com as filhas Jessica e Jamile, de 6 e 5 anos, respectivamente, prestigiar a certificação do marido Josemar Mota de Jesus, qualificado como pedreiro predial. “É uma oportunidade de mudar nossa vida. Estou muito animado para recomeçar”, disse ele, que tem apenas dois meses de pena a cumprir.

A solenidade teve ainda a presença da juíza de Execuções Penais, Andremara dos Santos, dos representantes do Ministério do Trabalho na Bahia, Osvaldino Santana, e da unidade Dendezeiros do Senai, Cid Viana. O Grupo Guerreiro, formado por internos da Penitenciária Lemos Brito, encerrou o evento com uma apresentação de capoeira.