Está em cartaz, até domingo (19), o espetáculo teatral “Diferente”, uma peça falada em Libras (Linguagem Brasileira de Sinais) e em português, baseada em situações e experiências apresentadas nas oficinas do projeto Vozes em Gesto. A peça começou dia 6 de junho e é exibida, sempre às sextas-feiras, sábados e domingos, às 20h, no Café Teatro Sitorne – Rua Deputado Cunha Bueno, nº 55, Rio Vermelho. A entrada é franca.

O elenco é composto por três atores ouvintes e três surdos – selecionados durante as oficinas – e reúne Beto Cerqueira, Cássia Domingos, Cibele Lisboa, Deise da Hora, Leonardo Alves e Lindinalva Bernardo.

O espetáculo, com direção de Roberto Salles e consultoria em Libras de Panthéia Daniele Mesquita, conta a história de amor entre uma jovem secretária ouvinte e um ator aspirante surdo. O objetivo da montagem é contribuir para o cumprimento do princípio de igualdade para todos, incluindo o direito à comunicação e às artes, além de abrir espaço para que a comunidade surda da cidade possa ter acesso ao teatro.

O projeto Vozes em Gesto foi realizado pelo Centro de Surdos da Bahia (Cesba) e contou com o apoio da Secretaria da Justiça, Cidadania e Direitos Humanos (SJCDH), através da Superintendência dos Direitos das Pessoas com Deficiência (Sudef) e da Secretaria de Cultura do Estado da Bahia (Secult), através do Edital de Cultura e Direitos Humanos. Foram realizadas oficinas com 20 participantes, no período de janeiro a fevereiro de 2011, além de aulas de Teatro, Mímica Corporal Dramática e Língua Brasileira de Sinais.