LOCAL: município de Cachoeira, no território de identidade do Recôncavo, a 110 quilômetros de Salvador.
DATA: 25.06.11 (sábado)
HORÁRIO: a partir das 8h

Como acontece anualmente desde 2008, no próximo dia 25 de junho (sábado), a sede do Governo da Bahia é transferida provisoriamente para Cachoeira, quando o governador Jaques Wagner e todo o secretariado estadual despacham do município.

A transferência do governo para Cachoeira, todos os anos, no dia 25 de junho, é estabelecida por lei. A data é o marco das lutas dos cachoeiranos no processo da independência da Bahia, culminada em 2 de julho de 1823. A mudança da capital para a cidade do recôncavo é uma forma de reconhecer a importância histórica da data para o estado.

Programação

A programação do dia 25 começa cedo, às 6h, com a alvorada de tiros. Nas atividades matutinas, o governador será representado pelo seu chefe de Gabinete, Edmon Lucas, que participará da cerimônia de hasteamento das bandeiras do Brasil, da Bahia e de Cachoeira, na frente da Câmara Municipal, e do Te Deum, no Centro de Convenções do Carmo. Wagner chega à cidade às 15h, quando começa a sessão solene da Câmara Municipal. Em seguida, participa do desfile cívico que encerra as comemorações do dia.

As comemorações pelos 189 anos da independência de Cachoeira do domínio português começaram em 1º de junho. As festividades na cidade também marcam o início das homenagens ao 2 de Julho no recôncavo baiano. Até lá, acontecem várias atividades cívicas para comemorar data magna de Cachoeira e a independência da Bahia.

Outras atividades

Ainda no dia 25, às 10h, o SAC Móvel inicia a Rota da Independência por Cachoeira, e fica no município até o dia 28. No roteiro ainda estão as cidades de São Francisco do Conde (29 e 30), Muritiba (1 e 2), Governador Mangabeira (3 e 4), Maragogipe (5 e 6), Santo Amaro (7 e 8) e São Gonçalo dos Campos (9 e 10). Entre os serviços ofertados pela unidade estão emissão de carteira de identidade, CPF ou certidão de nascimento (para crianças de até 11 anos). Também é possível recadastrar pensionistas do Estado, retirar documento de antecedentes criminais e ser atendido pela Ouvidoria Geral do Estado (OGE).

As obras de reforma da Santa Casa de Misericórdia de Cachoeira também serão entregues neste sábado, às 11h. Na ocasião será assinado um convênio entre o Estado e a instituição para a compra de equipamentos para a unidade de saúde.

História

Em junho de 1822, os cachoeiranos assumiram a liderança do movimento que deflagrou a guerra pela independência baiana, ao reagir às investidas de militares portugueses que tentavam sufocar a mobilização popular contra a dominação colonial. Foi no dia 25, com o povo em marcha pelas ruas, que os vereadores redigiram uma ata aclamando D. Pedro de Alcântara príncipe regente perpétuo do Brasil.

Mais tarde, em 1837, o imperador D. Pedro I elevou a então Vila de Nossa Senhora do Rosário do Porto da Cachoeira à categoria de cidade, com a denominação de Heróica Cidade da Cachoeira.

Cachoeira

Com população estimada de 33.495 habitantes e extensão territorial de 398 quilômetros quadrados, a cidade tem sua economia baseada nas atividades de comércio, serviços, agricultura (mandioca e culturas de subsistência), pecuária leiteira (pequena), além do turismo. A arquitetura dos séculos XVII e XVIII, as festas, a religiosidade e as manifestações populares são fortes marcas desta cidade, tombada como monumento nacional.