A Escola de Dança da Fundação Cultural do Estado da Bahia (Funceb) se transformará num centro cultural de artes nesta quinta e sexta-feira (16 e 17), quando os 150 alunos do curso técnico de nível médio em Dança realizarão, a partir das 9h, uma mostra artística itinerante aberta ao público. A escola (Rua da Oração, nº 01 – Pelourinho) é uma das unidades da Rede de Educação Profissional do Estado e recebe da Secretaria da Educação (SEC), por meio da Superintendência da Educação Profissional, apoio nas questões pedagógicas, institucionais e de infraestrutura.

Resultado de atividades em várias disciplinas, a mostra marcará o encerramento do semestre, e será itinerante por utilizar todos os espaços da unidade. O visitante poderá circular pela escola onde vários eventos acontecerão ao mesmo tempo. Haverá, por exemplo, apresentações coreográficas de grupos e de solo e até intervenções com novas tecnologias – as chamadas instalações -, que consistem de experimentação a partir de tecnologias e artes visuais com o corpo.

Segundo a diretora da Escola de Dança da Funceb, Beth Rangel, ao concluírem o curso técnico em Dança, os estudantes podem exercer várias funções. Enquanto técnicos há possibilidade de atuarem como dançarinos, coreógrafos e agentes de cultura. A professora diz que a mostra é realizada nos últimos cinco anos e se consolida cada vez mais, se transformando num espaço para o exercício do fazer artístico e educativo por meio de processos coletivos.