O Instituto Mauá participa neste sábado, domingo e segunda-feira (11, 12 e 13) do tríduo em homenagem a Santo Antônio e realiza uma feira de culinária na Praça das Artes, no Pelourinho, a partir das 19h. No cardápio, os quitutes juninos típicos – amendoim e milho cozido, pamonha, canjica, bolos, mingau e mugunzá.

Com entrada gratuita, o evento será animado por trios de forró e participação de artistas convidados. No dia 13, data dedicada a Santo Antônio, haverá distribuição de pãezinhos, um ritual que faz parte da devoção.

A feira é realizada pela Secretaria de Cultura do Estado da Bahia (Secult), com apoio do Instituto do Patrimônio Artístico e Cultural da Bahia (Ipac) e do Instituto Mauá, que ainda retorna à Praça das Artes, nos dias 17, 18 e 19, e nos dias 23, 24 e 25, durante os festejos do São João.

“Antes da Secretaria de Cultura assumir esse projeto, o Mauá sustentou a tradição de Santo Antônio no Pelourinho durante 15 anos, com a reza, a culinária e o artesanato. Portanto, nada mais justo do que continuarmos apoiando essa iniciativa de resgate dos rituais de fé e da arte popular”, afirmou a gerente do Núcleo de Acervo Artesanal do Instituto, Eliana Rocha.