Integrada por profissionais da área das artes cênicas, a comissão de seleção de montagem do décimo sétimo espetáculo do TCA.Núcleo está reunida, em encontros diários no Memorial do Teatro Castro Alves, para avaliar os seis projetos inscritos no edital, edição 2011, lançado em maio deste ano. O anúncio do projeto vencedor está previsto para esta segunda-feira (4).

A comissão, indicada pelo Teatro Castro Alves e designada pela Fundação Cultural do Estado da Bahia (Funceb), é formada por Elísio Lopes Júnior (diretor, dramaturgo e diretor de teatro da Funceb), Celso Junior (ator, diretor e professor), Luiz Marfuz (diretor e professor), Jorge Vermelho (ator, diretor e atual diretor artístico do BTCA) e Cacá Carvalho (diretor e ator paraense, com trabalhos na televisão, teatro e cinema).

A partir de 2007, atendendo às linhas gerais adotadas na política cultural do Estado da Bahia, o TCA.Núcleo passou por uma reestruturação cujo objetivo foi torná-lo mais inclusivo, democrático e participativo. Neste novo formato a montagem passou a ser selecionada através de um edital público que conta com o trabalho e o empenho de uma Comissão de Seleção independente, formada por um representante da Funceb e quatro representantes do cenário das artes cênicas. Entre as novidades deste ano, a realização de temporadas na capital e circulação pelo interior da Bahia.

Na sexta-feira (1º), foi realizado, pela primeira vez, um encontro presencial, ou “Piting”, mais uma inovação do TCA.Núcleo para esta edição. Trata-se de um encontro em que os concorrentes dispõem de 30 minutos para defender seus respectivos projetos para os integrantes da Comissão de Seleção. Nesta oportunidade, os membros da Comissão podem arguir cada candidato, tirar dúvidas sobre o seu projeto e esclarecer pontos em que, muitas vezes, um projeto impresso não dá conta de explicitar com clareza e com um detalhamento satisfatório.

Com esta nova etapa, procedimento comum principalmente nos editais da área de audiovisual, o processo ganha em transparência e qualidade. O objetivo é que a cada ano o TCA.Núcleo incorpore elementos que consigam aperfeiçoar o processo, alcançando maior transparência e democratização dos recursos de que dispõe este que pode ser considerado o edital mais importante na área de teatro no estado da Bahia.

Outro ponto importante a ser observado é que este ano o TCA.Núcleo mantém ainda o programa de ações formativas de caráter artístico-técnico que além de promover a inclusão e capacitação de profissionais locais, serve como instrumento de seleção para os assistentes de direção, de produção e da equipe técnica (cenografia, figurino e iluminação) que integrará a montagem vencedora. Essa iniciativa reflete o processo de transformação pelo qual o Centro Técnico do TCA tem passado para se tornar um Centro de Referência em Engenharia de Espetáculo Teatral no país, ao se tornar um espaço dedicado exclusivamente à pesquisa, difusão e capacitação nesta área.

Edições anteriores

Desde que se tornou uma realização feita através de editais e seleções públicas, em 2007, o Núcleo de Teatro do TCA (TCA.Núcleo) possibilitou a montagem de quatro espetáculos teatrais, que, ao todo, alcançaram um público de mais de 12 mil pessoas. Foram eles: 2007/2008, “Policarpo Quaresma”, com texto de Lima Barreto e direção de Luiz Marfuz; 2008/2009, “Jeremias, o Profeta da Chuva”, com texto e direção de Adelice Souza; 2009/2010, o infanto-juvenil “Aventuras do Maluco Beleza”, dirigido por Edvard Passos, e “Dias de Folia”, dirigida por Jacyan Castilho.