O Recôncavo baiano se prepara para as atividades culturais e educativas de mais uma Rota da Independência da Bahia, entre os dias 25 deste mês e 10 de julho.

O evento realizado há quatro anos pela Fundação Pedro Calmon (FPC), unidade da Secretaria de Cultura do Estado (Secult), tem parceria com o SAC Móvel e acontece nos municípios que protagonizaram as lutas do 2 de Julho.

Cachoeira é a primeira cidade do roteiro. No dia 25, a capital do Estado é transferida de Salvador para o município, onde ocorreu uma das mais importantes batalhas envolvendo as tropas brasileiras e o exército português, no ano de 1822.

A Rota da Independência levará a São Francisco do Conde, Muritiba, Governador Mangabeira, Santo Amaro e São Gonçalo dos Campos, além de Cachoeira, os serviços do SAC e um veículo da Biblioteca Móvel, que disponibilizará livros e vídeos sobre a importância do 2 de Julho para a Bahia e o Brasil.

Toda a programação literária acontece enquanto o público aguarda a emissão de documentos. As pessoas poderão assistir recitais de poesia, palestras e exibição de filmes enquanto o público infantil voltará a atenção para a ‘contação’ de histórias. A FPC disponibilizará gratuitamente acervo literário diversificado, incluindo livros, jornais e revistas.

Datas e locais dos eventos

As atividades serão realizadas em Cachoeira, de 25 a 28, na Praça Faqui, em frente ao Bradesco, em São Francisco do Conde (29 a 30, na Praça da Independência, em frente à orla), Muritiba (1º e 2 de julho, na Praça Albérico Fraga), Governador Mangabeira (3 e 4, na Praça 14 de março), Santo Amaro (7 e 8, na Praça da Purificação), e São Gonçalo dos Campos (9 e 10, na Praça da Matriz).

Ciclo de palestras

Está previsto também o ‘Ciclo de palestras na Rota da Independência’. Os palestrantes são o diretor da Fundação Pedro Calmon, professor Ubiratan Castro, no dia 25, em Cachoeira, e os historiadores Manoel Passos  – Manuca (dia 29, em São Francisco do Conde), Marcelo Renato Siquara Silva (2, em Muritiba), Sérgio Armando Diniz Guerra Filho (4, em Governador Mangabeira), Argemiro Ribeiro de Souza Filho (6, em Maragogipe), Paulo Cesar Oliveira de Jesus (8, em Santo Amaro da Purificação), e Wlamyra Ribeiro de Albuquerque (9, em São Gonçalo dos Campos). Com exceção de Cachoeira, onde o tema será abordado às 10h, as palestras acontecem sempre às 14h.

A Diretoria de Livro e Literatura (DLL) promoverá performance com o poeta Marcos Peralta e arte-educadores, também entregando kits de livros para instituições culturais em todas as cidades da Rota. A FPC ainda distribuirá livretos, cartilhas, revistas e DVDs sobre a temática da Independência nas cidades visitadas.