Uma série de atividades culturais e educativas está sendo realizada nas cidades do Recôncavo baiano a partir deste sábado (25). É mais uma Rota da Independência da Bahia, promovida há quatro anos pela Fundação Pedro Calmon/SecultBA, em parceria com a unidade móvel do Serviço de Atendimento ao Cidadão (SAC) da Secretaria de Administração do Estado, visitando os municípios que protagonizaram a expulsão dos portugueses.

Adriano dos Santos, 26 anos, morador da zona rural de Cachoeira, aproveitou a oportunidade da presença do SAC Móvel e tirou sua primeira carteira de identidade. “Agora vou ver outros documentos. Vai ficar mais fácil conseguir trabalho”.

Jucélia dos Santos levou seu filho, Jocimar, 12 anos, para tirar a identidade também. “Agora vai melhorar para fazer matrícula dele na escola, para ir para longe, para pegar ônibus, ele já tem documento”.

Segundo o secretário da Administração, Manoel Vitório, “a Rota da Independência leva para o povo baiano, além da documentação civil básica, que é fundamental para o exercício da cidadania, esta parceria com o Ipac para a realização de palestras, rodas de poesias e uma série de atividades lúdicas com um forte conteúdo histórico. Isso é importante para que o cidadão baiano se conecte com a sua história. Nada mais oportuno do que começar por Cachoeira”.

Reação

O diretor-geral da Fundação Pedro Calmon, professor Ubiratan Castro, fez uma palestra para a população que procurou o SAC Móvel e lembrou que, após a invasão de Salvador por tropas portuguesas para impedir a unificação do Brasil no processo de independência, a Câmara de Cachoeira foi o primeiro ponto de reação.

“A Câmara foi bombardeada por uma canhoneira que estava no rio Paraguaçu. Três dias de lutas, ao fim dos quais o povo venceu, tomou a canhoneira e convocou todas as câmaras do Recôncavo para formarem o primeiro governo brasileiro independente, organizando a guerra para expulsar as tropas portuguesas. Três meses depois é que Dom Pedro I proclamou a independência em São Paulo”, contou Castro.

Assim, explica o diretor, o primeiro governo independente do Brasil foi criado no dia 25 de junho em Cachoeira. “Por isso o Governo da Bahia reconhece a primazia do município, transfere a capital do Estado para a cidade nesta data e é também por isso que diversos projetos tramitam em Brasília, de senadores e deputados baianos, para o reconhecimento do 25 de Junho e do 2 de Julho como datas nacionais”.

Atividades

Durante a Rota da Independência estão previstas apresentações culturais e educativas alusivas com poetas e arte-educadores, além do atendimento no SAC Móvel. Na programação consta a doação de livros e revistas impressas pela Fundação Pedro Calmon, distribuição de kits de livros nas escolas municipais, oficinas de leitura, contação de histórias e performances literária. As atividades serão realizadas nos seguintes dias e municípios:

Cachoeira: 25 a 28 de junho, na Praça Faqui, em frente ao Bradesco;
São Francisco do Conde: 29 e 30 de junho, na Praça da Independência, em frente à Orla;
Muritiba: 1º e 2 de julho, na Praça Albérico Fraga;
Governador Mangabeira: 3 e 4 de julho, na Praça 14 de Março;
Santo Amaro: 7 e 8 de julho, na Praça da Purificação;
São Gonçalo dos Campos: 9 e 10 de julho, na Praça da Matriz.