Representantes dos 20 municípios que compõem o Território de Identidade de Irecê participaram, quarta e nesta quinta-feira (1º e 2), da primeira Conferência Territorial de Segurança Alimentar e Nutricional. O evento, realizado no Campus da Universidade do Estado da Bahia (Uneb), discutiu os avanços, ameaças e perspectivas para a efetivação do direito humano à alimentação adequada e saudável e da soberania alimentar.

A Bahia foi escolhida para sediar a 4ª Conferência Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional. O evento acontecerá em Salvador, de 7 a 10 de novembro, com a presença da presidente Dilma Rousseff.

Com o propósito de preparar os delegados baianos para o encontro nacional, a sociedade civil e o governo estadual estão mobilizados na organização de 19 conferências territoriais, que seguem até 31 de julho, e da 4ª Conferência Estadual de Segurança Alimentar e Nutricional, prevista para o período de 8 a 10 de setembro, no Hotel Fiesta, em Salvador.

Anfitrião do evento, o prefeito da cidade de Irecê, Zé das Virgens, chamou atenção para o acesso à alimentação de qualidade. Segundo ele, as consequências da fome nem sempre decorrem da falta de alimentos, e sim pela forma como são conduzidas a produção e a distribuição de produtos que realmente alimentam.

Segundo o articulador e coordenador do Território de Irecê, Mário Augusto Jacó, o debate sobre a alimentação é tão importante quanto o da saúde e da educação. De acordo com ele, a implementação de políticas públicas e sociais em relação ao assunto é um desafio para o poder público e a sociedade como um todo. “Este é um momento importante para avaliarmos as ações, discutir os avanços e propor saídas que superem a falta ou a má qualidade dos alimentos”.

O esforço do governo em garantir condições para a população, principalmente a que margeia a extrema pobreza, por meio de programas sociais no estado, foi destacado pela superintendente de Inclusão de Assistência Alimentar, Elaine Ferraz. Segundo ela, o trabalho da Secretaria de Desenvolvimento Social e Combate à Pobreza do Estado (Sedes) tem logrado resultados positivos no combate à exclusão social.