Vinte e um municípios que integram o Território do Vale do Jiquiriçá participam, nestas terça e quarta-feira (7 e 8), das conferências territoriais de Segurança Alimentar e Nutricional (SAN) na Bahia, realizadas na Câmara de Vereadores de Amargosa. São mais de 100 delegados, dos quais sairão 36 para a 4ª Conferência Estadual de Segurança Alimentar e Nutricional, no período de 8 a 10 de setembro, no Hotel Fiesta, em Salvador.

Os 26 territórios de identidade da Bahia estarão agrupados em 19 encontros, que acontecerão sempre durante dois dias e devem contar com a participação de mais de três mil pessoas. O Conselho de Segurança Alimentar e Nutricional do Estado da Bahia (Consea-BA), a Secretaria de Desenvolvimento Social e Combate à Pobreza (Sedes), a Secretaria Executiva do Grupo Governamental de SAN e a Coordenação Estadual de Territórios iniciaram os preparativos para os eventos, que levarão as diretrizes regionais para a conferência estadual.

Representantes da sociedade civil e do governo estão mobilizados com a organização dos eventos, que levarão as diretrizes estaduais sobre o tema à 4ª Conferência Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional, que será realizada também em Salvador, de 7 a 10 de novembro, provavelmente com a presença da presidenta Dilma Rousseff.

Com o tema a ‘Alimentação Adequada e Saudável: Direito de Todos’, as conferências pretendem construir compromissos para efetivar o direito humano à alimentação adequada e saudável na Bahia e promover a implementação da Política e do Sistema Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional (Sisan) nas esferas do governo em nível estadual e com participação da sociedade.

Os trabalhos das conferências serão orientados por três eixos – Avanços, ameaças e perspectivas para a efetivação do Direito Humano à alimentação adequada e saudável e da soberania alimentar, Plano Estadual e Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional, Sistema Estadual e Nacional de SAN e Política Estadual e Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional. O momento dos encontros servirá para formar e capacitar os atores sociais e o governo para a implementação e propagação da Política e Sistema Estadual de SAN.