No final do mês de julho será lançado, na Bahia, um edital, no valor de R$ 1 milhão e financiado pelo Banco do Nordeste do Brasil (BNB), destinado a apoiar projetos produtivos solidários. A notícia para o segmento foi anunciada durante o Seminário Estadual de Fomento e Articulação aos Fundos Solidários do Estado da Bahia, realizado, nesta quarta-feira (1º), no auditório da Secretária do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte (Setre), no CAB.

Segundo o gerente de Ambiente do BNB, Allisson Martins, a Bahia é o primeiro estado a receber o apoio para este segmento. “No final de setembro teremos o resultado da pré-seleção”. No início de maio, o Governo do Estado, por meio da Setre, também lançou um edital, no valor de R$ 2 milhões, cuja seleção pública está recebendo proposta até o dia 15 deste mês, como lembra o superintendente de Economia Solidária da Setre, Helbeth Oliva.

Podem participar da seleção, empreendimentos econômicos solidários, instituições, rede de instituições ou de empreendimentos sem fins lucrativos, que desenvolvam projetos associativos e comunitários de produção, beneficiamento, comercialização de bens e serviços, formação e acompanhamento. Todos devem manter ou se propor a formar fundos rotativos solidários.

Os interessados em participar devem ser pessoas jurídicas de direito privado, sem fins lucrativos, com atuação comprovada no estado da Bahia há pelo menos dois anos. O edital da seleção está publicado no site da Setre. Mais informações pelos telefones (71) 3115-9945/ 0800 284 9015 e fax: (71) 3115-3110.

O encontro reuniu cerca de 40 representantes de entidades e empreendimentos que trabalham com fundos solidários, além de representantes dos governos federal e estadual e do Comitê Nacional de Fundos Solidários.