Mostrar para estudantes a importância de um sistema seletivo de coleta de lixo. Esta foi a principal intenção da atividade realizada, nesta quarta-feira (1º), com mais de 350 alunos do Colégio Estadual Dr. Luiz Rogério de Souza, no bairro de Plataforma, em Salvador. O evento fez parte da programação especial do meio ambiente, organizada neste mês pela Secretaria da Educação do Estado da Bahia para comemorar o Dia Mundial do Meio Ambiente, celebrado no próximo domingo (5).

Os estudantes tiveram a chance de implementar um sistema de seleção de coleta, além de assistir a um vídeo, que teve como foco mostrar a experiência da própria escola em iniciativas de sustentabilidade. “Cuidar do meio ambiente vai além de olhar para a flora e fauna. É preciso conscientizar de que tudo que está ao redor deve ser cuidado, inclusive as pessoas”, disse o gerente de meio ambiente da Aratu Mineração, que participou da atividade, José Costa.

Na terça-feira (31) foi realizado um mutirão de limpeza dentro da escola e nos seus arredores para esclarecer os devidos cuidados que precisam ser utilizados com o lixo. “Achei que todas as atividades foram bem legais. Faço parte do colegiado e, na terça, participei deste grande mutirão, que também chamou a atenção dos meus colegas para a atenção que se deve ter no combate à dengue. Todos aqui acharam as iniciativas muito interessantes”, disse Romário dos Santos, 17 anos, estudante do 1º ano do ensino médio.

O aluno da 7ª série, Josenildo Almeida, 12, disse que levará para casa ao conhecimento adquiridos. “A gente aprende também a plantar e colher e até a não desmatar”. Desde 2007, o colégio vem implantando diversas ações para tornar a escola autossustentável em dois elementos importantes – o abastecimento de água e o cultivo de verduras e legumes para a alimentação escolar.

Nesta quinta (2), todos os alunos do colégio estarão envolvidos em uma caminhada ecológica de conscientização, mostrando que cuidar do meio ambiente é cuidar da saúde, evitar doenças. As atividades serão encerradas na sexta (3), com a plantação de mudas de pau-brasil e ipê, além de uma nova palestra na escola.

Água 
O diretor do colégio, Wellington Pires, contou que devido à construção de um sistema de armazenamento de água foi possível o abastecimento da escola, garantindo também o cultivo da horta, utilizada na alimentação escolar. O procedimento é realizado com a reserva de água da chuva. Por isso, a unidade recebeu o selo do Com-Vida, oferecido pela Secretaria da Educação do Estado, certificando que a escola é ecologicamente sustentável.