A Universidade do Estado da Bahia (Uneb) vai contar a partir do segundo semestre deste ano com o Núcleo de Estudos Quenianos, onde será ofertada a língua kiswahili – idioma banto mais falado na África.

A criação e o desenvolvimento do núcleo estão previstos em um acordo de cooperação assinado na manhã de terça-feira (14) pelo reitor da universidade, Lourisvaldo Valentim, e pelo embaixador do Quênia no Brasil, Kirimi Kaberia. O compromisso foi firmado em reunião realizada no gabinete da Reitoria da Uneb, no campus 1 da instituição, em Salvador.

“Estamos felizes pelo acordo e honrados em ter encontrado pessoas como o reitor Valentim e em ter aprendido um pouco sobre o povo baiano, que já consideramos a nossa mais nova família”, comemorou o diplomata Kirimi, que esteve acompanhado de sua esposa, Serah Macharia Nduta.

O novo núcleo será sediado no campus e coordenado pela Assessoria Especial para Cooperação Internacional (Asseci) da universidade. Ficará a cargo da embaixada equipar o espaço com materiais didáticos e informativos sobre o país africano. O convênio possibilitará também o intercâmbio científico e cultural de professores e estudantes da Uneb com instituições de ensino superior do Quênia.

Resgate da cultura africana

“O oferecimento de línguas angolanas, convênios acadêmicos e núcleos sobre estudos africanos e afro-brasileiros são algumas das iniciativas da Uneb que refletem a importância que a África tem para a nossa universidade. Valorizar essa cultura é resgatar nossas origens”, frisou o reitor Lourisvaldo Valentim.

A assessora Adrianna Freire (Asseci), que articulou a parceria, adiantou que detalhes do acordo serão discutidos em novos encontros a serem agendados. “Esse é mais um passo no processo de internacionalização da Uneb, que vem ganhando cada vez mais credibilidade com a comunidade científica de outros países”, ressaltou Adrianna.

Também prestigiaram o encontro a diretora da Editora Uneb (Eduneb), Nadja Nunes, representantes do país africano e o diretor executivo do Instituto Aliança com o Adolescente, Emilton Rosa, que apoia a parceria entre a Uneb e o Quênia.

Atualmente, a universidade possui convênios de intercâmbio acadêmico e cultural com países como Argentina, Chile, Paraguai, Estados Unidos, França, Itália, Portugal, Espanha, Costa do Marfim, Moçambique e Angola.