Fortalecer a comunicação direta com estudantes e comunidade. É com este foco que a Ouvidoria da Secretaria Estadual da Educação (SEC) inicia neste segundo semestre a campanha Conte pra Gente, Conte com a Gente. Segundo o ouvidor da SEC, Francisco Neto, a ideia é elevar ainda mais a procura do cidadão pelos serviços da ouvidoria, com o foco especial no estudante.

“Para responder a este chamado, estamos estudando formas de chegar aos alunos. Queremos que eles procurem a ouvidoria para sugerir, fazer elogios, expor necessidades e reclamações. Vamos apresentar aos alunos da rede todos os meios que dão acesso direto à ouvidoria”, disse Neto.

Ele afirmou que dados dos últimos cinco meses confirmam o aumento anual da entrada de registros. Foram feitos neste período 6.656 contatos, dos quais 87% estão concluídos. O número é maior do que o de todo o ano passado, quando foram fetos 6.127 contatos.

A internet figura como o meio de comunicação mais utilizado pela comunidade para ativar a ouvidoria. Foram 4.487 contatos virtuais – um terço destes de acessos ao Portal da Educação. O segundo meio preferido pelo público é o telefone. O número gratuito disponibilizado (0800-284-0011) recebeu de janeiro a maio deste ano 1.536 ligações.

Para o ouvidor, os números mostram que o serviço tem conquistado a confiança da população. Ele declarou que mais da metade desta comunicação parte de pessoas físicas, ou seja, de estudantes e pais. “Isso é muito importante, porque quando o cidadão procura a ouvidoria, deixa de buscar a mídia para fazer reclamação. Aqui ele tem a resposta imediata, com fundamento e mais precisão de quem realmente pode resolver o problema”.

Junto com a campanha, a Ouvidoria da Secretaria da Educação inicia o atendimento via twitter – @ouvidoreducacao.