Especialistas em construção de equipamentos esportivos, representantes de entidades esportivas, de universidades, do Governo do Estado e do Ministério do Esporte se reuniram, nesta terça-feira (28), no Hotel Golden Tulip, em Salvador, para discutir a elaboração de projeto destinado à construção de um novo ginásio poliesportivo na capital.

Para a construção do ginásio estão sendo destinados R$ 20 milhões, recursos oriundos de emenda parlamentar da bancada baiana na Câmara Federal e do Ministério do Esporte. No dia 15 deste mês, o ministro Orlando Silva assinou o convênio para a liberação de R$ 1 milhão, que serão usados na concretização do projeto executivo.

De acordo com o secretário do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte, Nilton Vasconcelos, o encontro é o início de um longo percurso para a implantação do projeto. “O objetivo é fazer uma consulta e observarmos todos os aspectos como parâmetros para definição da capacidade do ginásio, atendimento às normas técnicas das entidades esportivas internacionais e buscarmos os aspectos positivos das experiências existentes”.

Uma dessas experiências apresentadas foi a da reforma do Complexo Esportivo do Parque do Ibiapuera, na cidade de São Paulo. O empresário Sergio Schildt, proprietário da empresa responsável pela reforma, ressaltou a multifuncionalidade e a viabilidade técnica e econômica do equipamento. “É dessa forma que devemos pensar essa nova arena que será construída em Salvador”.

O representante do Ministério do Esporte, Fábio Gonçalves, que particpou da reunião para apresentar o resultado em Brasília, salientou que é importante saber como será utilizado e feita a manutenção do equipamento.