O governador Jaques Wagner discursou em sessão solene na Câmara dos Vereadores de Cachoeira, no Recôncavo baiano, que há quatro anos, no dia 25 de junho, se torna a sede do Governo do Estado. O município também foi o primeiro a receber, este ano, a Rota da Independência, uma série de atividades culturais e educativas que acompanham o SAC Móvel e estão visitando as cidades do recôncavo a partir deste sábado (25), até 10 de julho.

“Aqui é um ato simbólico para engrandecer a data e fazer com que a história da Bahia seja cada vez mais reconhecida por nós e por todos os brasileiros”, disse Wagner. Para o governador, muita gente não sabe que, se não fosse o 2 de Julho, talvez o desenho do Brasil fosse outro. “Portugal pretendia manter toda essa região como colônia e manteve suas tropas em Cachoeira. Foram os heróis do 25 de Junho aqui e do 2 de Julho que conseguiram a unidade brasileira naquele momento da independência”, afirmou.

Sobre os esforços do Governo do Estado para tornar as datas já comemoradas na Bahia, conhecidas e celebradas em todo o Brasil, Wagner disse que não são poucos. “A gente tem o Hino ao 2 de Julho, que passou a ser o hino da Bahia, o próprio fato de a gente vir aqui todos os anos, aquilo que a gente está ensinando nas escolas públicas e o movimento de alguns dos nossos deputados e senadores, que estão se esforçando para que a data fique cada vez mais nacionalizada e reconhecida como um momento importante da brasilidade”, concluiu o governador.