O governador Jaques Wagner dá entrevista coletiva nesta quinta-feira (30), às 15h45, no salão nobre da Assembleia Legislativa da Bahia. Ele fala à imprensa antes da sessão especial na qual receberá o título de Cidadão Baiano, prevista para começar às 16h.

O título de Cidadão Baiano para Jaques Wagner foi proposto, em 2004, pela então deputada estadual Moema Gramacho, atualmente prefeita de Lauro de Freitas. Na época, o governador era ministro do Conselho de Desenvolvimento Social da Presidência da República. O projeto de resolução 1764/2004 foi aprovado pelo plenário e transformado na resolução 1346, de 23/12/2004.

Biografia

Jaques Wagner nasceu no Rio de Janeiro (RJ), no dia 16 de março de 1951. Iniciou a militância política em 1969, no curso de Engenharia Civil na Pontifícia Universidade Católica (PUC-RJ), onde presidiu o Diretório Acadêmico. Em 1973, perseguido pelo regime militar, foi obrigado a deixar o curso e sair do Rio de Janeiro. Chegou a Salvador em 1974, onde mora desde então. Em 1976, conseguiu seu primeiro emprego na indústria petroquímica como caldeireiro, em Candeias. No Pólo Petroquímico de Camaçari, hoje Pólo Industrial, foi técnico de manutenção.

Durante um congresso de petroleiros, em Salvador, nos anos 80, conheceu Luiz Inácio Lula da Silva. Junto com Lula, intelectuais e lideranças sindicais, participou da criação do Partido dos Trabalhadores (PT), do qual foi o primeiro presidente na Bahia, e da Central Única dos Trabalhadores (CUT).

Entrou para a diretoria do Sindiquímica em 1981 e implementou mecanismos democráticos de gestão, como a extinção do cargo de presidente e a instituição da diretoria colegiada, uma das primeiras experiências de transformação da estrutura do sindicalismo brasileiro. Jaques Wagner também marcou sua passagem pelo movimento sindical com o início do processo de fusão entre sindicatos do mesmo ramo de atividade econômica para fortalecer a organização dos trabalhadores.

Trajetória Política

Em 1990, iniciou a carreira parlamentar. Ao lado de Alcides Modesto, conquistou os primeiros mandatos do PT baiano na Câmara dos Deputados. Reeleito em 1994 e 1998, foi líder da bancada do PT em 1995 e vice-líder entre 1993 e 1998. Dois anos depois, disputou a primeira eleição majoritária, candidatando-se a prefeito de Camaçari. Em 2002, candidato ao governo da Bahia, teve mais de dois milhões de votos.

Jaques Wagner foi ministro do Trabalho e Emprego no primeiro governo Lula e reformulou as políticas de emprego, trabalho e renda, abrindo caminho para a criação de quatro milhões de empregos com carteira assinada entre 2003 e 2006. O combate ao trabalho escravo levou o Brasil a ser destacado na Organização Internacional do Trabalho (OIT) como exemplo a ser seguido.

Ministro da Secretaria Especial do Conselho de Desenvolvimento Econômico e Social da Presidência da República, promoveu o diálogo entre o governo, agentes econômicos, sociais e populares e coordenou a elaboração da Agenda Nacional de Desenvolvimento.

Em 2005, convocado pelo presidente Lula, assumiu o Ministério das Relações Institucionais e ganhou projeção nacional como articulador político e interlocutor do governo junto à sociedade, contribuindo para solucionar a crise política, recompor a base parlamentar do governo e consolidar a aliança que reelegeu Lula em 2006.

Eleito governador da Bahia em primeiro turno, em 2006, introduziu práticas democráticas de gestão, a exemplo da abertura das contas governamentais para o cidadão no portal Transparência Bahia, da eleição direta para diretores e vice-diretores de escolas da rede pública estadual e da desconcentração das oportunidades de desenvolvimento.

Em sintonia com o presidente Lula, definiu a área social como prioridade absoluta e reforçou os programas federais de transferência de renda e democratização de bens essenciais, como energia elétrica e água. Seu primeiro governo registra avanços expressivos na redução das desigualdades sociais históricas da Bahia, como a alfabetização de quase um milhão de jovens e adultos, a redução da pobreza e a geração de mais de 280 mil empregos formais.

Em 2010, Jaques Wagner foi reeleito em primeiro turno com 63,84% dos votos válidos e iniciou seu segundo mandato, em 2011, com a aprovação de 60% dos baianos, segundo pesquisa de opinião divulgada dias antes da sua posse.

É casado com Maria de Fátima Carneiro de Mendonça, pai de três filhos e um enteado.