A Associação Comercial da Bahia (ACB), a Associação Bahiana de Imprensa (ABI), o Instituto Geográfico e Histórico da Bahia (IGHB), a Irmandade da Boa Morte, os historiadores Cid Teixeira e Luis Henrique Dias Tavares são os agraciados com a Ordem 2 de Julho – Libertadores da Bahia em 2011. A entrega das comendas será feita nesta sexta-feira (1º), às 17h, no Palácio Rio Branco (Praça Municipal), pelo governador Jaques Wagner.

As quatro entidades receberão a medalha no Grau de Comendador, enquanto os dois historiadores terão o Grau de Cavaleiros.  A Ordem 2 de Julho – Libertadores da Bahia foi instituída pela Lei 11.902, de 20 de abril de 2010, e regulamentada pelo Decreto 12.226, de 1º de julho, publicado na edição do Diário Oficial do Estado do dia 2. A homenagem é simbolizada por uma medalha, em seus três graus de importância – Grã-Cruz, Comendador e Cavaleiro.

O ex-presidente da República Luiz Inácio Lula da Silva foi a primeira personalidade homenageada com o mais alto grau do título, a Grã-Cruz, entregue pelo governador Jaques Wagner no dia 22 de julho de 2010, no Palácio Rio Branco.

O 2 de Julho é o Dia da Independência da Bahia. Nessa data, o estado comemora a vitória das tropas brasileiras sobre os portugueses e a separação definitiva do Brasil do domínio lusitano.

Homenageados

A ACB completa 200 anos em 2011; a ABI, na qualidade de representante de todo o segmento, será homenageada pelos 200 anos da imprensa na Bahia (Idade d’Ouro do Brazil, 1811); O IGHB é a mais antiga instituição cultural do estado e tem entre seus objetivos a defesa e conservação do patrimônio histórico e artístico baiano e brasileiro; a Irmandade da Boa Morte, cujas raízes são anteriores à Independência, é guardiã das tradições afrobrasileiras; e Cid Teixeira e Luis Henrique Dias Tavares representam a tradição oral da História da Bahia.