Sessenta agentes penitenciários concursados receberam, nesta sexta-feira (17), o certificado de conclusão do curso de formação em solenidade presidida pelo secretário de Administração Penitenciária e Ressocialização (Seap), Nestor Duarte. A importância da capacitação dos profissionais foi destacada pelo secretário, que incluiu a qualificação na nova política prisional adotada pelo governo, a qual prioriza a ressocialização dos internos.

Segundo Duarte, a Seap pretende realizar parcerias com outras esferas de governo e entidades da sociedade civil, visando capacitar os internos para o convívio social de forma adequada, para que possam ter garantidas oportunidades de emprego. “Sabemos que a grande maioria dos internos é passível de ser ressocializada”, disse o secretário.

Para o superintendente de Gestão Penitenciária da Seap, tenente-coronel Paulo César Oliveira, a certificação dos agentes é uma vitória e o primeiro passo para um novo momento da gestão prisional na Bahia. “Vocês serão o agente principal desta mudança”, destacou.

Os formandos aprovados no concurso, realizado em 2010, já estão aptos para nomeação e posse no cargo. A capacitação teve duração de 270 horas de aulas abordando assuntos como direitos humanos, cidadania e defesa pessoal. A advogada Priscila Aragão, 25 anos, uma das formandas, afirmou que receber o certificado significou a realização de um sonho. “Estava ansiosa”, admitiu ela, que tem alguma experiência na área jurídica.

O agente Agenor Duarte falou, em nome da turma, agradeceu a realização do concurso pelo governo estadual. “É uma prova do compromisso com a administração pública, do respeito à classe penitenciária e aos direitos humanos daqueles que ficarão sob nossos cuidados”.

Participaram da solenidade o subsecretário de Segurança Pública, Ari Pereira, o diretor geral da Secretaria da Justiça, Cidadania e Direitos Humanos (SCJDH), Eric Falcão, o representante do comando geral da Polícia Militar, coronel Jorge Couto, a diretora da Academia da Polícia Civil (Acadepol), Isabel Alice, a presidente do Conselho Penitenciário da Bahia, Alexsandra Prado, entre outras autoridades, além de representantes do Sindicato dos Agentes Penitenciários.