Ações pedagógicas voltadas à proteção da natureza e abertas à participação da comunidade estão sendo realizadas na rede de Educação Profissional, em comemoração ao Dia Mundial do Meio Ambiente (5). Os estudantes do curso Técnico em Meio Ambiente, por exemplo, promoveram, no início desta semana, práticas sustentáveis como plantio de árvores nativas, mutirões de limpeza, seminários e palestras sobre o tema. As ações são abertas a participação da comunidade.

No Centro Estadual de Educação Profissional das Águas (Ceep das Águas), município de Barra, nos últimos três dias aconteceu a I Semana do Meio Ambiente do Centro, que termina nesta sexta-feira (3). A programação envolve palestras sobre Biodiversidade da APA Dunas Veredas e a importância do Rio São Francisco para os ribeirinhos.

Também contempla oficinas ambientais de compostagem, lixo escolar e coleta seletiva, reflorestamento, energia e água. O encerramento será marcado por uma caminhada ecológica, com plantio de mudas nativas como umburana de cheiro, ipê e aroeira nas dependências do Ceep e na praça principal da cidade.

No Ceep do Campo Milton Santos, a I Semana do Meio Ambiente será promovida domingo e segunda-feira (5 e 6), com oficinas sobre coleta seletiva do lixo, reaproveitamento das garrafas pets na ornamentação, técnicas de compostagem para obtenção de adubo orgânico e as opções do trabalho com a argila. Áreas desmatadas ao redor do Centro serão recuperadas com o plantio de árvores nativas da Mata Atlântica e de frutas tropicais, que serão usadas na alimentação escolar.

No Centro Territorial de Educação Profissional de Itaparica (Cetep de Itaparica), em Paulo Afonso, os estudantes irão realizar, neste sábado (4), um mutirão de limpeza no bairro Prainha, recolhendo latas de alumínio, garrafas pets e papéis nas residências, e orientar os moradores sobre as consequências de se jogar lixo em lugares inadequados.

No Colégio Estadual Cidade de Camaçari, os futuros técnicos em Meio Ambiente apresentam, nas dependências do colégio, o resultado do Projeto Comunidade Sustentável, desenvolvido na segunda unidade. Dentre as atividades previstas na mostra estão peças teatrais, exposições, coral, plantio de mudas e uma mostra de projetos voltados para a sustentabilidade da comunidade, abordando temas como educação ambiental, segurança no lar, sabão ecológico, energia alternativa, reaproveitamento de água, resíduos sólidos, artesanato e lixo eletrônico.

Márcia Ferraz, 37, estudante do Cetep de Itaparica, está motivada com a escolha que fez para o seu futuro. “Sabemos que nossa qualidade de vida depende de atitudes conscientes. Hoje tenho mais consciência de quanto é importante colocar em prática o que aprendi em benefício da comunidade em que moro”.