Os jogadores do Esporte Clube Bahia aderiram nesta segunda-feira (27) ao Programa Pacto pela Vida, do Governo do Estado, ao visitar a comunidade do Calabar, onde funciona a Base Comunitária de Segurança. Eles conheceram as atividades desenvolvidas pelos policiais em parceria com secretarias estaduais, municipais e a sociedade civil.

Durante a caminhada no local, os atletas foram cumprimentados pelos moradores, que usavam bandeiras, camisas e cantavam o hino do Bahia. “Senti a obrigação de vir aqui, mostrar para esta garotada que o esporte pode ser uma esperança e tem uma função transformadora. Precisamos unir a comunidade a favor desse projeto”, afirmou o goleiro Marcelo Lomba, que aproveitou para jogar com as crianças.

Outra iniciativa de apoio ao programa do governo estadual, que tem o objetivo de promover a segurança em localidades identificadas como críticas, será concretizada quarta-feira (29), quando o time tricolor enfrenta o Corinthians. Antes do jogo, dez crianças que apresentarem melhor desempenho na escola, entrarão em campo com os jogadores do Bahia vestidos com camisas e portando faixas alusivas ao Pacto pela Vida.

De acordo com o secretário da Segurança Pública, Maurício Barbosa, a parceria com o time demonstra que todos os segmentos da sociedade podem participar do Pacto pela Vida. Segundo Barbosa, o convite da visita dos jogadores surgiu após os dirigentes do time terem demonstrado interesse em contribuir com o programa.

Para ele, é também uma maneira de incentivar as crianças e adolescentes para a prática esportiva, afastando-as da criminalidade. “O Pacto pela Vida é exatamente isso, a junção dos esforços de todas as entidades esportivas, culturais e sociais para prover estas crianças de um futuro mais digno”.

Programa

O objetivo principal do Pacto pela Vida é a redução da violência e da criminalidade, com ênfase na diminuição dos crimes contra a vida. Para isso, diversos órgãos da administração estadual atuam de forma transversal e integrada, de modo a levar às comunidades, não só ações de segurança, como outros serviços públicos essenciais.

Dentre as ações desenvolvidas pelo programa estão a criação do Departamento de Homicídios e de Proteção à Vida (DHPP), a implantação da Base Comunitária de Segurança do Calabar e a realização de ações sociais no bairro, a operação preparatória para a instalação da Base Comunitária de Segurança do Nordeste de Amaralina e a instalação das câmaras setoriais de Articulação dos Poderes, de Segurança Pública, de Administração Prisional, de Prevenção Social, e de Enfrentamento ao Crack.

Publicada às 11h30
Atualizada às 16h30