O programa Pacto pela Vida, iniciativa do Governo do Estado para combater a criminalidade e defender a vida, ganhou um reforço de peso na noite desta quarta-feira (29). Para divulgar as ações de segurança e convocar a sociedade civil a participar da luta contra a violência, os jogadores do Bahia entraram em campo com a camisa do programa, na partida com o Corinthians, pela sétima rodada do Campeonato Brasileiro da série A, no estádio de Pituaçu, em Salvador.

Para o secretário da Segurança Pública, Maurício Barbosa, que foi ao estádio, é importante que entidades como o Bahia tomem a iniciativa de apoiar o Pacto pela Vida, levando a seus milhares de torcedores uma mensagem contra a violência.

“O que queremos é justamente promover a cultura da paz. Com o apoio do Bahia, o Pacto ganha um grande aliado para chegar até as pessoas, principalmente os jovens, que têm no esporte sua maior paixão”, afirmou o secretário. 

Outras ações

Durante a partida, o Esporte Clube Bahia lançou o programa ‘Futebol. Campo de Paz’, que vai desenvolver ações de cordialidade em defesa da paz dentro e fora dos estádios. Segundo o gerente da marca do clube, Wilson Manoel, o programa, parceiro do Pacto pela Vida, vai buscar o apoio dos grandes clubes brasileiros na promoção da paz nos estádios e fora deles. “O primeiro a participar é o Corinthians, que veio hoje enfrentar o Bahia e se comprometeu com a causa”.

O presidente do time paulista, Andrés Sanchez, disse que os programas que tentam levar a mensagem da paz às torcidas são um exemplo a ser seguido por outros clubes e estados. “Está de parabéns o Governo da Bahia pelo programa e pela iniciativa de convocar a sociedade a participar. Não há solução para o problema da segurança sem a participação de todos”.

Como uma das ações do Pacto pela Vida em parceria com O ‘Futebol. Campo de Paz’, na última segunda-feira (27), o zagueiro Titi, capitão do Bahia, e o goleiro Marcelo Lomba visitaram a Base Comunitária de Segurança do Calabar. Eles conheceram o trabalho realizado pela PM e fizeram a alegria da garotada e dos torcedores do bairro.

O Pacto pela Vida é a nova política de segurança pública do Governo do Estado. O programa envolve ações de diversas secretarias estaduais, dos poderes Legislativo e Judiciário e da sociedade civil no combate à violência. Desde que começou a ser implementado, o número de homicídios caiu 16% na Bahia. Entre as ações do Pacto estão a instalação de bases comunitárias de segurança e a modernização da gestão da Polícia e da infraestrutura de Segurança Pública.