O presidente da Bahia Pesca, Isaac Albagli, apresentou, nesta quinta-feira (16), ao novo ministro da Pesca e Aquicultura, Luiz Sérgio Oliveira, os avanços e as perspectivas destes setores na Bahia que estão crescendo num ritmo acima da média nacional. “A produção de pescados teve aumento de 57% entre 2006 e 2009 atingindo 120 mil toneladas/ano”.

A aquicultura continental, que aumentou 150%, e a pesca extrativista marinha, 82%, contribuíram para este desenvolvimento, declarou o presidente. Outro destaque apresentado foi o crescimento da capacidade de produção de alevinos, ultrapassando 400%, além do Programa de Peixamento de Aguadas Públicas que já está atendendo 53 mil famílias.

Para o aumento da produção de pescados, uma das iniciativas é a construção de terminais pesqueiros, obras já iniciadas em Ilhéus e Salvador. As duas vão custar R$ 20 milhões, recursos do Ministério da Pesca e governo do estado.

O presidente da Bahia Pesca, empresa vinculada à Secretaria Estadual de Agricultura (Seagri), solicitou também ao ministro a inclusão de recursos no orçamento 2012 para a construção de um Terminal Pesqueiro no extremo sul do estado. Esta obra complementará o programa de terminais pesqueiros da Bahia.

O Programa de Subvenção ao Preço do Óleo Diesel para Embarcações Pesqueiras já atendeu quase dois mil pescadores. Mas Isaac Albagli defende a ampliação deste número. Para isso reivindicou que se prorrogue o prazo para a habilitação dos pescadores baianos. Ele justifica que na Bahia, diferente de outros estados, prevalece a pesca artesanal.