Nesta terça-feira (7), durante todo o dia, será transmitida ao vivo, pela web, no endereço www.seplan.ba.gov.br/mobilidade.php, a apresentação dos sete projetos que participam do Procedimento de Manifestação de Interesse (PMI) para a realização de Estudos de Viabilidade Técnica, Avaliação Ambiental, Econômico-Financeira e Jurídica.

Trata-se de um workshop promovido para que as empresas e consórcios participantes do processo exponham seus projetos ao Grupo de Trabalho Executivo (GTE), responsável pela avaliação das propostas. A participação no workshop será restrita aos integrantes do GTE e a convidados – representantes dos Ministérios Público Federal e Estadual, Tribunal de Contas do Estado e Prefeituras de Salvador e Lauro de Freitas. O público poderá acompanhar pela internet.

“A decisão de transmitir ao vivo pela internet foi para dar maior transparência ao processo. Numa etapa seguinte faremos uma audiência pública”, enfatiza o secretário do Planejamento, Zezéu Ribeiro.

As sete apresentações serão transmitidas das 9h às 12h e das 14h30 às 17h. As empresas/consórcios poderão ser representadas por até duas pessoas e terão um prazo de 30 minutos para discorrer sobre seus projetos, seguidos de 15 minutos para esclarecimentos adicionais.

Os principais pontos que devem ser esclarecidos pelas empresas/consórcios são: a solução de integração física e operacional com a Linha 1 do metrô, Aeroporto e Lauro de Freitas; o cronograma de implantação do projeto, destacando o início da operação comercial e a compatibilização com o cronograma da Copa 2014; a integração do sistema proposto com os sistemas locais e intermunicipais; as tarifas, estrutura tarifária e repartição da tarifa integrada; e, ainda, os investimentos, os subsídios e avaliação econômica.

A programação prevê a seguinte ordem de apresentação: Consórcio Odebrecht Transporte S.A./ Sindicato das Empresas de Transporte de Passageiros de Salvador (9h às 9h45); Consórcio Camargo Corrêa Infraestrutura S.A./Construtora Andrade Gutierrez S.A. (9h45 às 10h30); ATP Engenharia Ltda (10h30 às 11h15); Metropasse – Associação Baiana de Transportes Metropolitanos (11h15 às 12h); Construtora Queiroz Galvão S.A.(14h30 às 15h15); Prado Valladares Ltda (15h15 às 16h); Invepar – Investimentos e Participações em Infraestrutura S.A (16h às 16h45).

O Procedimento de Manifestação de Interesse para a realização de Estudos de Viabilidade Técnica, Avaliação Ambiental, Econômico-Financeira e Jurídica visa à estruturação de projeto de concessão comum, patrocinada ou administrativa, para transporte público metropolitano entre os municípios de Salvador e Lauro de Freitas.