Para valorizar a tradição do Nordeste, ressaltando suas expressões culturais e folclóricas, o São João da Bahia, realizado no Pelourinho, oferece ao público o Concurso de Quadrilhas, nesta sexta-feira (17) e nos dias 18, 22, 23, 24 e 25 deste mês. O evento organizado pela Secretaria de Turismo do Estado da Bahia (Setur) já está na quarta edição, e acontece na Praça Municipal, das 17h às 22h, com infraestrutura que inclui palco coberto e arquibancada para mil pessoas.

São 24 grupos oriundos da capital e interior baiano. Eles vão se apresentar em sistema eliminatório nos quatro primeiros dias, quando as seis quadrilhas melhor pontuadas se classificam para a decisão no sábado (25).

Além de Salvador, Feira de Santana, Madre de Deus, São Francisco do Conde, Cachoeira, Rio Real, Acajutiba, Crisópolis, Ibotirama, Barreiras, Ilhéus, Riachão do Jacuípe, Dias D’Ávila e Lauro de Freitas estarão na disputa do prêmio.

Coreografia, figurino, marcador (puxador da quadrilha), conjunto do trabalho, conjunto musical (musicalidade) e casamento na roça são os critérios para avaliação da apresentação dos grupos. A premiação terá valor superior a R$ 10 mil para distribuição entre as seis finalistas da competição.

A grande campeã representará a Bahia na cidade de Santo Agostinho, estado de Pernambuco, no Circuito Regional de Quadrilhas, promovido pela Rede Globo, e exibido no programa ‘São João do Nordeste’. A vice-campeã irá participar do Concurso Nacional de Quadrilhas, em Sergipe. Já a terceira colocada estará no concurso Nordestão de Quadrilhas no Ceará.