A programação oficial do São João da Bahia chegou ao fim no sábado (25), após seis dias de festa no Pelourinho, em Salvador. Promovido pelo Governo do Estado, por meio da Secretaria do Turismo e Bahiatursa, com apoio das secretarias de Comunicação, de Cultura, da Segurança Pública e de Relações Institucionais, o São João reuniu uma média de 35 mil pessoas por noite na capital baiana.

Ao todo, mais de 130 atrações subiram aos palcos instalados no Terreiro de Jesus, Praça Municipal, praças e ruas do Pelourinho para levar a tradição nordestina aos baianos e turistas que elegeram a cidade para festejar o São João.

Passaram pelo palco do Terreiro de Jesus grandes nomes da música nordestina, como Gilberto Gil, Elba Ramalho, Alcymar Monteiro, Alceu Valença, Genival Lacerda, Estakazero, Del Feliz, Zelito Miranda, dentre outros. Outra atração à parte foi o concurso de quadrilhas de adultos e crianças, realizado na Praça Municipal durante os seis dias de comemoração a São João Batista. As vencedoras foram a Asa Branca, na categoria adulto, e a Renascer, na infantil.

O clima de tranquilidade também mereceu destaque neste São João. Segundo o major Jarbas Carvalho, supervisor de operações do 18º Batalhão da Polícia Militar, responsável pela segurança no Centro Histórico de Salvador, as ocorrências foram poucas e consideradas de natureza leve. O esquema de segurança na área, que incluiu um efetivo de 200 policiais, foi elogiado por baianos e turistas, como a empresária Lene Teixeira, 32 anos. “Dançar o forró no Pelourinho é muito bom e está tudo muito tranquilo por aqui. A variedade de shows é grande. Além disso, você não pega engarrafamento e aproveita a festa num local totalmente seguro”.