O Hospital Geral do Estado (HGE) registrou 103 atendimentos a vítimas de queimaduras e explosão de bomba entre o último dia 22 e a manhã desta segunda-feira (27). Desse total, 41 atendimentos foram decorrentes de queimaduras em geral, sendo 14 relacionados diretamente com os festejos juninos. No caso de explosão de bomba, foram 62 atendimentos, com 33 desses pacientes encaminhados para o Serviço de Cirurgia de Mão do HGE, com lesões mais graves. A maioria dos casos atendidos no Serviço de Cirurgia de Mão resultou em algum tipo de mutilação.

Dos pacientes atendidos no HGE durante o período de São João, 38 já receberam alta – 33 vítimas de queimaduras e cinco de explosão de bomba. Continuam internadas na unidade 29 vítimas de queimaduras (14 crianças e 15 adultos) e nove vítimas de explosão de bomba.

Segundo o diretor-geral do HGE, André Luciano Andrade, crianças com idade até dez anos concentraram a maioria dos atendimentos relacionados com os festejos juninos. De acordo com ele, o predomínio foi de pacientes de Salvador e região metropolitana.

No ano passado, entre os dias 22 e 27 de junho, o HGE atendeu 111 ocorrências, sendo 57 casos de queimaduras e 54 de explosão de bomba. No Serviço de Cirurgia de Mão, durante todo o mês de junho do ano passado, foram atendidos 41 pacientes com lesões provocadas por fogos de artifício.

No Hospital Regional de Santo Antônio de Jesus (HRSAJ) foram feitos 14 atendimentos no período de São João (entre o dia 22 e esta segunda-feira). Cinco pacientes continuam internados na unidade.