O Hospital Especializado Octávio Mangabeira (Heom), em parceria com a Universidade Federal da Bahia (Ufba), por meio do Serviço de Pneumologia do Hospital das Clínicas, realizará nesta quarta-feira (15), a partir das 7h30, um mutirão para detecção da doença pulmonar obstrutiva crônica (DPOC).

A ação acontecerá no Centro de Estudo Dr. Valmir Nogueira, 1º andar do Heom, onde serão atendidas pessoas com mais de 40 anos, fumantes ou ex-fumantes, especialmente as que apresentam tosse ou falta de ar. Elas passarão por avaliação clínica e farão o exame de espirometria gratuitamente.

Doença silenciosa, a DOPC se manifesta principalmente em fumantes e ex-fumantes. Segundo a Secretaria de Saúde do Estado da Bahia (Sesab), com base em dados de um estudo realizado em São Paulo, estima-se que no Brasil existam seis milhões de portadores da doença, mas apenas 12% deles sabem que sofrem da enfermidade. Na Bahia, no ano passado, ainda de acordo com a secretaria, foram registradas 44.106 internações em decorrência da doença pulmonar obstrutiva crônica.

Tosse, produção de catarro e encurtamento da respiração são os principais sintomas da DPOC. Algumas pessoas desenvolvem limitação gradual aos exercícios, mas a tosse só aparece eventualmente. Outras costumam tossir e expectorar durante o dia, principalmente pela manhã, e têm maior facilidade de contrair infecções respiratórias.