O trabalho de reestruturação da Assistência à Saúde dos Servidores Públicos Estaduais (Planserv) obteve reconhecimento do setor especializado com a conquista do Prêmio Benchmarking Saúde, instituído pela ‘Revista Diagnóstico’, em duas categorias: a coordenadora-geral Sônia Carvalho foi a mais votada como gestora pública e o Planserv, vinculado à Secretaria de Administração do Estado da Bahia (Saeb), destacou-se como melhor operador de autogestão em saúde. A cerimônia da premiação acontece nesta quinta-feira (16), às 19h, no Espaço Unique, em Salvador.

Participaram da comissão julgadora representantes de diversas instituições do setor. Os critérios utilizados para avaliação foram o destaque de gestores e empresas por ações de empreendedorismo, iniciativas que se transformaram em modelo a ser seguido, ampliação de serviços, investimento em tecnologia e comunicação corporativa, ética e pontualidade nos compromissos com o mercado.

Contribuíram para a conquista do prêmio ações de gestão, a exemplo do credenciamento de clínicas e hospitais em todo o estado, resultando na ampliação da rede superior a 50%, por meio da assinatura de mais de dois mil contratos com prestadores de serviços de saúde. Outra iniciativa destacada foi a conquista do equilíbrio financeiro, o que foi decisivo para estabelecer regularidade e pontualidade no pagamento dos prestadores.

Ainda em relação à melhora na gestão do Planserv, a premiação destacou a criação de valores referenciais para diversos procedimentos, implantação do sistema de auditoria, permitindo identificar e combater fraudes na prestação dos serviços e adoção da identificação biométrica. Também foi considerado o investimento constante em tecnologia para aperfeiçoar os mecanismos de controle e oferecer serviço, cada vez mais ágil e de qualidade, aos mais de 470 mil beneficiários do Planserv. Um exemplo é a autorização 100% via web, que reduziu o tempo de espera do beneficiário para realização de exame ou cirurgia.

Trabalho em equipe

Vencedora do prêmio de melhor gestora pública no Benchmarking Saúde, a coordenadora-geral do Planserv, Sônia Carvalho, ressalta o trabalho em equipe como responsável pelo mérito da premiação. Formada em Economia e auditora fiscal do Estado, ela é especialista em auditoria interna e finanças públicas. Sônia lembra que a implementação de mecanismos de controle e de um sistema de auditoria na instituição norteou a reestruturação do Planserv.

Segundo a coordenadora, para obter resultados na gestão do plano, compôs uma equipe de gestores governamentais e um grupo de auditores fiscais, com longa e reconhecida atuação no Estado, que teve a missão de elaborar e implantar projetos para atingir a meta de conquistar o equilíbrio financeiro do plano e, ao mesmo tempo, ampliar e requalificar a assistência prestada aos beneficiários.

O Prêmio Benchmarking Saúde é uma promoção da ‘Revista Diagnóstico’ e tem o apoio da Associação dos Hospitais e Serviços de Saúde do Estado da Bahia (Ahseb), da Associação Brasileira de Medicina de Grupo (Abramge) e da União Nacional das Instituições em Autogestão em Saúde (Unidas).