Quatro delegados, quatro escrivães e 16 investigadores lotados na 6ª Coordenadoria Regional de Polícia (Coorpin) atuam desde terça-feira (31), em esquema de revezamento na Delegacia de Camacan, segundo informou nesta quarta (1º) o diretor do Departamento de Polícia do Interior (Depin), delegado Edenir Macedo, que permanece no sul do estado acompanhando os desdobramentos da ‘Operação Esfinge’.

A equipe interina da Delegacia de Camacan está trabalhando, em regime de plantão de 24 horas, devendo continuar na unidade até a nomeação do novo delegado titular e dos novos escrivães e investigadores. Por determinação do Depin, os 27 custodiados que estavam na carceragem da Delegacia de Camacan foram transferidos para os presídios regionais de Itabuna e de Ilhéus.

Já estão sendo trazidos para a Corregedoria da Polícia Civil, em Salvador, o delegado Jackson Silva, apontado como um dos líderes da quadrilha desmantelada em Camacan, e os investigadores Carlos Jorge Silva Góes, Clévison José Alves Rocha, Laílson Monteiro Lobo, Paulo César de Oliveira, Thales Santos Carvalho e João Oliveira Larcher (aposentado), e as escrivães Carla Cristina Brito Félix e Tatiane Ribeiro Tanajura.

Os empresários atacadistas Edvan Ribeiro Santana, José Ivan Ribeiro Santana e José Siqueira Silva, também capturados durante a operação conjunta da Secretaria da Segurança Pública (SSP) e do Grupo de Atuação Especial de Combate às Organizações Criminosas e de Investigações Criminais (Gaeco), do Ministério Público, continuam à disposição da Justiça.

O major PM José Silvério de Almeida Neto, apontado como o outro líder do esquema, o sargento PM Lauro Antônio Oliveira Ferraz, e os soldados PM Lúcio Lima Viana e Matheus Ferraz Costa foram apresentados ao corregedor-geral da Polícia Militar, coronel Marconi Calmon do Nascimento.

Monte Santo

As delegacias dos municípios de Monte Santo e de Cansanção terão, nos próximos dias, novos delegados titulares já designados pelo Depin para substituir os delegados Josevânio da Rocha Araújo e Carlos Roberto Botelho Vasconcelos, presos no início de abril deste ano por participar de um esquema de corrupção envolvendo extorsão e repasse de informação privilegiada para traficantes, entre outros delitos.

Desde o afastamento dos antigos titulares de Monte Santo e de Cansanção, as duas unidades policiais contam com delegados interinos lotados na 19ª Coordenadoria Regional de Polícia do Interior de Senhor do Bonfim, trabalhando em regime de plantão de 24 horas.