Mutirões para desafogar o número de presos em delegacias, utilização de penas alternativas e implantação de plantões na Justiça e no Ministério Público, durante os finais de semana, feriados e dias santos.

Esses foram os principais temas discutidos durante reunião realizada, na manhã desta quinta-feira (2), no auditório da Secretaria da Segurança Pública, no CAB, com a participação dos secretários estaduais da Segurança, Maurício Teles Barbosa, de Relações Internacionais e da Agenda Bahia, Fernando Schmidt, e de Administração Penitenciária, Nestor Duarte, além de representantes da Justiça, do Ministério Público e da Defensoria Pública.

“Precisamos implantar o Sistema de Defesa Social, previsto no programa Pacto Pela Vida, juntando os esforços de cada instituição envolvida nesta área”, ressaltou Maurício Barbosa, lembrando da necessidade da criação de plantões na Justiça e no Ministério Público, nos finais de semana, feriados e dias santificados, semelhantes aos já existentes na Polícia.

“Estamos convocando mais 3,5 mil policiais militares e promovendo um acréscimo no efetivo da Polícia Civil e é preciso que este crescimento seja acompanhado pelas instituições parceiras no enfrentamento da violência”, afirmou Barbosa.

Fernando Schmidt destacou a relevância do trabalho integrado destas organizações e da interlocução das demandas junto ao Ministério da Justiça, em Brasília.

reuniao
Reunião na Secretaria da Segurança discute o sistema prisional baiano (Foto: Ascom/SSP)