A abertura do ciclo de Conferências Municipais de Emprego e Trabalho Decente em Barra da Estiva, reuniu, na terça-feira (14), mais de 200 pessoas. O evento foi a primeira plenária municipal do país sobre o tema e dá início ao processo preparatório para a 3ª Conferência Estadual que será realizada em Salvador nos dias 22 e 23 de setembro deste ano.

A conferência de Barra da Estiva levou ao município representantes do Governo do Estado, da Assembleia Legislativa (AL), da União dos Municípios da Bahia (UPB), da Superintendência Regional do Trabalho e Emprego (SRTE) e da Organização Internacional do Trabalho (OIT).

Representando o secretário estadual do Trabalho, Nilton Vasconcelos, o chefe de Gabinete da Secretaria do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte (Setre), Elias Dourado, lembrou que o trabalho é um direito de todos e gera direitos sociais. “Nesse sentido, gostaria de aproveitar esse debate para lançar um desafio, que é a construção do Sistema Unificado de Emprego, assim como já existe o Sistema Unificado da Saúde (SUS)”.

Participação popular
Em nome da Organização Internacional do Trabalho (OIT), Andrea Araújo disse que o município de Barra da Estiva entra para a história, “ao abrir o processo preparatório que vai desencadear na 1ª Conferência Nacional do Emprego e Trabalho Decente, em maio de 2012, em Brasília”.

Durante o encontro ficou visível o interesse popular pela participação nos debates. A presença de professores e estudantes na plenária foi destacada positivamente pela coordenadora da Agenda Bahia do Trabalho Decente, Patrícia Lima. “É muito bom ver esta presença maciça da sociedade civil organizada, valorizando a pauta dos trabalhos”, disse.

Patrícia lembrou, na oportunidade, que as conferências municipais que serão realizadas deverão fomentar e fortalecer as Comissões Municipais Tripartites de Emprego e Renda e, por extensão, “estimular a mobilização nos municípios para que haja uma participação ampliada da sociedade civil organizada nos próximos debates”.

Segunda plenária
Na próxima sexta-feira (17), será a vez da cidade de São Sebastião do Passé, na Região Metropolitana de Salvador, receber a segunda plenária municipal do Emprego e Trabalho Decente. Os temas predominantes dos próximos encontros serão a geração de mais e melhores empregos, com igualdade de oportunidades e tratamento; erradicação do trabalho escravo e do trabalho infantil; e o fortalecimento dos atores tripartites e o diálogo social como instrumento de governabilidade democrática.