O Conselho Estadual Tripartite e Paritário de Trabalho e Renda (CETPTR-BA) avaliou e debateu, nesta quinta-feira (16), o programa CrediBahia, apresentado pelo coordenador de Microcrédito e Finanças Solidárias da Secretaria do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte (Setre), Welito Mendes. A reunião foi convocada pelo presidente do Conselho, o sindicalista Adilson Araujo, da Central dos Trabalhadores e Trabalhadoras do Brasil (CTB-BA).

Mendes disse que o mês de maio deste ano foi histórico para o programa do governo estadual executado pela Setre em parceria com a Desenbahia, Sebrae e as prefeituras municipais. “A carteira ativa do programa totalizou R$ 17,5 milhões, atingindo a 13.119 contratos, sendo realizados 1.909 contratos e financiados R$13,7 milhões”.

De 2002 até 2010, o CrediBahia financiou R$ 115,3 milhões num total de 78.949 contratos, aumentando a oferta de crédito para pequenos negócios, permitindo a manutenção e a ampliação das alternativas de trabalho para uma parcela da população que tem dificuldades de acesso aos bancos e agentes financeiros.

“Em 2006, a inadimplência do programa estava 21%. Hoje, está em 7%. Porém, existem postos de atendimento onde não há qualquer cliente nesta situação devido ao trabalho dos agentes de crédito. O índice de renovação dos contratos atinge a 65,7%”, explica o coordenador.

Outro fato em destaque foi a significativa presença das mulheres no programa, conquistando 67% dos contratos em vigor. Atualmente, o CrediBahia tem 159 postos em operação em 157 municípios. No encontro também houve a posse dos novos conselheiros – Nilson Santos Bahia, pela Força Sindical, e Emmanuel de Souza Lacerda, pela Federação das Indústrias do Estado da Bahia.