Em audiência pública realizada nesta quarta-feira (1º), na Assembleia Legislativa do Estado da Bahia (Alba), o secretário do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte, Nilton Vasconcelos, apresentou o plano estadual de qualificação profissional. Proposto pela Comissão de Defesa do Consumidor e Relações de Trabalho da Assembleia, o debate focalizou o planejamento do Estado em relação aos postos de trabalho na Copa do Mundo de 2014.

O secretário falou sobre os programas desenvolvidos regularmente pelo Estado, em parceria com o Governo Federal, a exemplo do Plano Territorial de Qualificação (PlanTeQ) e do ProJovem Trabalhador, e os que são executados com recursos exclusivamente do Tesouro estadual, como Trilha e Qualifica Bahia.

Para o Mundial de 2014, ele citou o Plano Setorial de Qualificação da Copa, desenvolvido pelo Instituto João Havelange e o Ministério do Trabalho. Em todo o país, de acordo com ele, serão 25.200 trabalhadores atendidos, e 2.100 das vagas serão destinadas a cursos em Salvador.

Presidente do Fórum Nacional de Secretarias do Trabalho (Fonset), Vasconcelos falou sobre a preocupação do conjunto de pastas da área com a redução dos recursos do Fundo de Amparo ao Trabalhador (FAT) para estados e municípios. “É preciso mover esforços no fortalecimento do Sistema Público de Emprego (SPE), especialmente no binômio que envolve qualificação e intermediação”, disse.