O Programa de Apoio ao Trabalhador Autônomo de Salvador realiza de segunda a quarta-feira (13 a 15) da próxima semana, das 8h às 12h, na sua sede do Rio Vermelho, um treinamento seletivo para 22 profissionais autônomos que desejam fazer parte do grupo. Em 10 horas de treinamento comportamental serão abordados temas como sigilo, ética, vestuário, higiene, além de esclarecer questões ligadas à importância da contribuição com a Previdência Social.

Os treinamentos são gratuitos e permitem que os trabalhadores possam aumentar a qualidade na prestação dos serviços contratados e a permanência no mercado de trabalho. O programa do Governo do Estado, coordenado pela Secretaria do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte (Setre), é voltado para gestão da intermediação de serviços, tendo como principal pressuposto a autossuficiência do trabalhador.

Sua finalidade principal é facilitar o acesso do trabalhador autônomo às oportunidades de trabalho, especialmente os profissionais de baixa renda. O programa funciona por indicação dos clientes que utilizam dos serviços e os profissionais integrantes precisam ter uma uniformidade de comportamento e qualidade, surpreendendo de maneira positiva quem os contrata.

O período de permanência no programa é de dois anos, prazo para que o profissional possa criar a sua carteira de clientes, uma vez que ele é acionado, em média, três vezes por semana. Além da captação das demandas da clientela e da elaboração de um cadastro com os profissionais, o Sinebahia para Autônomos realiza ações que melhoram o aspecto técnico e comportamental dos profissionais cadastrados no programa.

Regularmente, o programa oferece cursos sobre Saúde e Segurança no Trabalho, Previdência Social, Postura profissional e Uso de equipamentos e produtos na realização das tarefas. Na Bahia foi responsável pela intermediação de mais de 100 mil serviços em 2010 e funciona em seis municípios – Salvador, Vitória da Conquista, Lauro de Freitas, Feira de Santana, Juazeiro e Jequié.