Quem precisar passar pela Ilha de Itaparica com destino a municípios que festejam o São João também poderá utilizar o Terminal Turístico Náutico da Bahia, no Comércio, que a partir desta terça-feira (21) conta com mais duas embarcações recuperadas e montadas pelo Departamento de Infraestrutura de Transportes da Bahia (Derba), um investimento de aproximadamente R$ 3 milhões.

Formado por cinco plataformas flutuantes, que totalizam 105 metros de comprimento, o local é mais um meio de transporte destinado a facilitar a travessia Salvador/Ilha de Itaparica. Em dezembro do ano passado o Derba entregou três píeres flutuantes, com 45 metros de comprimento

Os serviços realizados foram reforço das cavernas, montagem das rampas de ligação entre os flutuantes, substituição das chapas, fundo e costado, pintura industrial interna e externa, colocação de postes, corrimão, luminárias, colocação dos equipamentos de segurança obrigatórios e construção de uma nova passarela de acesso piso em madeira estrutura em aço inox.

Além das lanchinhas que operam entre Salvador e Mar Grande, o píer atende ainda os barcos de passeios turísticos (escunas) e aos catamarãs que saem rumo a Morro de São Paulo. “Os serviços oferecidos não serão modificados. O Terminal receberá o mesmo tipo e volume de embarcação que sempre recebeu. A diferença é que agora será estrutura totalmente recuperada”, salientou o secretário de Infraestrutura, Otto Alencar. Ele ressaltou que o atendimento médio no local é de cerca de 60 atracações, a cada 24 horas.

O novo cais flutuante atenderá o fluxo de passageiro que faz diariamente a travessia Salvador-Mar Grande e aos turistas e veranistas que passarão a virada do ano na Ilha. Com ele, o tempo de espera para atracação das embarcações será menor, o que facilitará o embarque e desembarque da população.

Só no ano passado, mais de um milhão de pessoas utilizaram os serviços do Terminal Náutico da Bahia, sendo a maioria entre os meses de dezembro a março. A estimativa é que haja um incremento de pelo menos 15% no movimento deste ano. O terminal é o principal ponto de partida de passeios marítimos pela Baía de Todos-os-Santos, além de ser a única alternativa ao Sistema Ferry-boat, na travessia para a Ilha de Itaparica.